Em todas as fases da vida, é comum desenvolvermos feridas de pele. Essas lesões podem causar dor e prejudicar a qualidade de vida. Por definição, as feridas são uma interrupção na continuidade da pele. São causadas por traumas, acidentes, cirurgias ou desencadeadas por alguma doença. Podem ser agudas, superficiais e de simples tratamento ou podem ser consideradas crônicas, com maior dificuldade de cicatrização e reincidência. Na maioria dos casos, as feridas são tratadas e a pele cicatriza, voltando ao estado normal.

Além do tratamento, realizado com medicamentos tópicos e curativos indicados pelo profissional de saúde de acordo com o tipo de lesão, outros fatores podem auxiliar na cicatrização, acelerando o processo de regeneração da pele. De acordo com enfermeiro estomaterapeuta – especialista em feridas – da Membracel, Antonio Rangel, os principais aspectos para a melhor regeneração tecidual são a hidratação e a nutrição adequadas. “A alimentação deve ser equilibrada e balanceada, com carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas. O nutricionista é o profissional indicado para definir a dieta, de acordo com cada caso”, explica Rangel.

Segundo Rangel, os carboidratos são importantes porque oferecem energia para a função dos leucócitos, macrófagos e fibroblastos. Já a proteína favorece a formação de novos vasos sanguíneos, a proliferação dos fibroblastos e a síntese de colágeno, que são fatores imprescindíveis para a cicatrização. E, para dar a energia necessária para a formação de novas células, é imprescindível também a ingestão adequada de gorduras.

Rangel explica que existe a necessidade da alimentação contemplar a ingestão de vitaminas A, C e minerais. “A vitamina A favorece a síntese e a ligação cruzada do colágeno, além de oferecer resistência ao tecido regenerado. A vitamina C auxilia na resposta imunológica e na síntese e resistência do colágeno. E os minerais também contribuem para a cicatrização de forma efetiva.” Em casos de feridas difíceis e recorrentes, pode ser necessária uma dieta diferenciada, hiperproteica e hipercalórica. E, para manter a hidratação da pele, Rangel aconselha a ingestão de água, suco de frutas naturais e água de coco.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat