Renascendo das chamas, abraçando o amor

Descubra a esperança e a cura em nossas mãos calorosas! Junte-se a nós para uma jornada de recuperação e apoio às vítimas de queimaduras

Sabemos o quão impactante pode ser enfrentar queimaduras. Estamos aqui para fornecer apoio, informações úteis e dicas valiosas para ajudar na sua jornada de recuperação. Juntos, vamos restaurar a confiança, oferecer conforto e construir um futuro brilhante.

Você Sabia?

Como identificar uma queimadura?

Queimaduras são lesões na pele e tecidos subjacentes pelo contato direto com  calor ou frio extremo, substâncias químicas, eletricidade, radiação, animais e plantas.

Como as queimaduras podem ser classificadas?

Queimaduras de primeiro grau: São superficiais e afetam apenas a camada mais externa da pele, chamada epiderme. Essas queimaduras costumam ser vermelhas, pouco dolorosas e podem apresentar inchaço leve. Não formam bolhas e, na maioria dos casos, cicatrizam em cerca de uma semana.

Queimaduras de segundo grau: São mais profundas, dolorosas e afetam tanto a epiderme quanto a camada seguinte da pele, chamada derme. Elas podem ser divididas em dois subtipos:

Queimaduras de terceiro grau: São as mais graves e afetam todas as camadas da pele, incluindo os tecidos subjacentes, como músculos, tendões e ossos. A pele pode ficar carbonizada, branca ou escura. As queimaduras de terceiro grau geralmente resultam em perda de sensibilidade (o paciente não sente dor) e exigem tratamento médico imediato, como enxertos de pele, podendo deixar cicatrizes permanentes.

O diagnóstico adequado das queimaduras deve ser realizado por profissionais de saúde qualificados.

Sofri uma queimadura, o que devo fazer?

Queimaduras térmicas​ (causadas por líquidos e objetos quentes, vapor ou fogo):

Queimaduras químicas (causada por contato com produtos químicos, como ácidos):

Queimaduras elétricas (causadas por corrente de baixa voltagem, como eletrodomésticos, alta tensão e raio):

Tratando queimaduras

Continue seguindo nossas dicas e orientações, e lembre-se de que estamos aqui para apoiá-lo durante todo o processo.

Pensando no bem-estar das vítimas de queimaduras de todo o Brasil, a Vuelo Pharma desenvolveu a Membracel, um curativo especial que acelera a cicatrização da pele. Membracel funciona como um substituto temporário da pele. É um curativo biocompatível e inovador que proporciona alívio imediato da dor, estimula a regeneração da pele, permite trocas gasosas, mantém a umidade da lesão e acelera o processo de cicatrização.

Por conter poros, a membrana permite a drenagem do excesso de exsudato (secreção da ferida) e favorece as trocas gasosas. Esses fatores colaboram para a formação do tecido de granulação, otimizando o tratamento e estimulando a epitelização.

Quando aplicada na queimadura, a Membracel atua de várias maneiras para promover a recuperação:

Depoimentos:

A Membracel é a escolha confiável de médicos e enfermeiros comprometidos em proporcionar a melhor proteção e conforto para seus pacientes. Confie em um tratamento comprovado, respaldado por profissionais de saúde que valorizam o bem-estar daqueles que cuidam.

Como escolher a Membracel ideal?

Conheça os tamanhos disponíveis:

A escolha correta da Membracel é crucial para o sucesso no tratamento de queimaduras.
Para isso, adote os seguintes procedimentos:

Considere o tamanho e a forma da ferida para definir a dimensão ideal da membrana, que deverá cobrir toda a área exposta da lesão e ter um excesso mínimo de 1 cm nas bordas.

Verifique o volume e a característica do exsudato (secreção) existente na ferida para escolher o tamanho ideal do poro, conforme abaixo:

  • Poros médios (1 a 2 mm): indicado para exsudação baixa ou moderada. Utilizado na grande maioria dos casos.
  • Poros grandes (2 a 3mm): indicado nos casos de exsudação abundante e/ou espessa.

Perguntas Frequentes
Tire suas Dúvidas!

A Membracel é um curativo especial que acelera a cicatrização da pele. Diferente dos curativos comuns, a membrana funciona como um substituto temporário da pele, protegendo as terminações nervosas e aliviando a dor já na primeira aplicação.

Outro ponto importante é que os poros da Membracel permitem a drenagem do excesso do exsudato (secreção da ferida), mantendo a umidade ideal no leito da lesão. Além disso, os poros permitem as trocas gasosas, ação importante para o processo de cicatrização da sua deiscência.

  • Acelera o processo de cicatrização da sua deiscência; 
  • Reduz a área da lesão exposta em aproximadamente 95%, evitando contaminação por agentes externos; 
  •  Isola as terminações nervosas expostas, aliviando a dor já na primeira aplicação; 
  •  Mantém a umidade ideal no leito da lesão, evitando a maceração dos bordos e estimulando a formação do tecido de granulação.

Sim. Além da Membracel não ser um produto controlado, ela tem fácil aplicação. Porém, o acompanhamento de um profissional especializado no tratamento de feridas é importante para a evolução do tratamento como um todo. Além disso, é essencial seguir as instruções da bula.

Ao aplicar a Membracel, é importante que a membrana cubra toda a área exposta da lesão, tendo um excesso mínimo de 1 cm a partir de suas bordas. Essa sobreposição é importante para a proteção dos bordos da ferida, evitando a maceração, que pode prejudicar diretamente o processo de cicatrização.

Para aplicar a Membracel, siga os passos abaixo:

  1. Lave a lesão com soro fisiológico ou solução específica para limpeza de feridas (como Prontosan ou Aquasept).
  2. Posicione a membrana sobre a lesão, cuidando para que ultrapasse os bordos da lesão em 1 cm.
  3. Umedeça a membrana com soro fisiológico, acomodando-a sobre a deiscência com o auxílio de uma gaze. Garanta que a Membracel fique em contato com todo o leito da lesão.
  4. Aplique gaze sobre a membrana para auxiliar na drenagem do excesso de exsudato e fixe-a com faixa ou fita micropore.
  5. Troque o curativo secundário (gaze e faixa) diariamente ou sempre que estiver saturado (úmido) ou perca a capacidade de absorção.

É um curativo posicionado por cima da membrana com o objetivo de absorver o excesso de exsudato (secreção da ferida) transposto através dos poros da membrana.

Esse curativo, que pode ser feito com gaze, espuma ou outro material absorvente, deve ser trocado sempre que estiver saturado (úmido) e perca a sua capacidade de absorção.

Os poros presentes na Membracel são importantes, pois permitem a livre passagem do excesso de exsudato (secreção da ferida) para o curativo secundário. Além disso, os poros também favorecem as trocas gasosas (essenciais para o processo de cicatrização) e o acesso de medicamentos, quando for necessário.

Em feridas com exsudação baixa ou moderada, a membrana escolhida deve conter poros médios (1 a 2 mm). Já em lesões drenantes, com exsudato abundante, indicamos a membrana com poros grandes (2 a 3 mm).

Nesse caso, você pode utilizar mais de uma membrana, sobrepondo-as em 1 cm, de forma que toda lesão seja coberta. Ou seja, montando um “mosaico” com membranas menores, é possível cobrir toda a extensão da ferida, obtendo excelentes resultados no tratamento.

A Membracel é um curativo de longa permanência e que não necessita de trocas diárias. O intervalo de troca da membrana varia de acordo com o tipo da lesão, a quantidade de exsudato (secreção da ferida) e a indicação do profissional de saúde que acompanha o tratamento.

De maneira geral, indicamos que, no início do tratamento, a membrana permaneça na lesão entre 5 e 7 dias. Conforme a lesão for ficando mais limpa e com menos exsudato, é possível aumentar o tempo de permanência para 10 ou até 12 dias. O curativo secundário deve ser trocado diariamente ou sempre que estiver saturado e perca a sua capacidade de absorção.

A Membracel deverá ser trocada caso ocorra a ruptura da membrana, quando a ferida apresentar odor forte ou a critério do profissional que esteja acompanhando o caso.

Em feridas superficiais, como queimaduras de segundo grau e escoriações, pode não ser necessário realizar a troca da membrana, já que, em muitos casos, a cicatrização ocorre num período de 10 a 12 dias.

A troca do curativo secundário deve ser realizada diariamente. Retire a gaze, sem retirar a membrana, e lave a lesão com soro fisiológico ou com solução específica para limpeza de feridas (como Prontosan ou Aquasept).

Com uma “bonequinha de gaze” pressione a membrana a fim de retirar o excesso de exsudato (secreção) pelos poros. Essa limpeza pode ser feita uma ou duas vezes ao dia, ou sempre que o curativo secundário estiver saturado (úmido), de acordo com a quantidade de exsudato que a ferida apresente.

Não indicamos molhar a ferida. A água do banho contém sujidades que podem contaminar a lesão. Além disso, molhar a membrana interfere em sua aderência no leito da lesão e prejudica o tratamento. Proteja o curativo com material impermeável, como plástico filme.

Odor na ferida pode estar relacionado à colonização ou contaminação por bactérias. A Membracel ajuda a controlar essa contaminação, pois estimula a migração de células brancas para o leito da ferida, como macrófagos, leucócitos e linfócitos.

Se durante o tratamento com a Membracel for percebido odor forte na lesão, é preciso retirar o curativo primário, realizar a limpeza rigorosa da lesão e, então, aplicar uma nova membrana. Caso o profissional de saúde constate infecção na lesão, possivelmente dará andamento com o tratamento com antibioticoterapia sistêmica. Nesses casos, indicamos que a troca da membrana ocorra entre 5 e 7 dias. Com trocas frequentes, o odor também deve diminuir.

Sim. A Membracel pode ser associada a produtos para limpeza de feridas e outros como papaína gel, hidrogel, carvão ativado, hidrofibra com prata, alginato, espuma e bota de unna. Não indicamos associar o uso da membrana a óleos, cremes e pomadas, pois esse tipo de produto pode prejudicar a aderência da membrana ao leito da lesão.

O prazo de validade da Membracel é de 5 anos.

A Membracel pode ser utilizada em qualquer parte do corpo que venha a sofrer remoção da pele, seguindo os cuidados recomendados na bula e as orientações do profissional de saúde que acompanha o caso.

Sim. A Membracel é indicada para qualquer idade (de recém-nascidos a idosos), pois não possui nenhum princípio ativo.

Não é comum o aumento da dor com uso da Membracel. Inclusive, uma de suas principais características é a diminuição da dor pela proteção das terminações nervosas. No caso de dor, recomendamos trocar a membrana com menor periodicidade. Caso a dor persista, consulte um profissional de saúde, pois ela pode estar associada à infecção da ferida.

Sim. A Membracel, inclusive, favorece o desbridamento autolítico, auxiliando na limpeza progressiva da necrose.

Entretanto, este processo é lento e, portanto, sugerimos que seja acompanhado por um profissional de saúde capacitado no tratamento de feridas. O profissional de saúde pode, também, optar por remover mecanicamente a necrose para obtenção de tecidos viáveis.

Consideramos essa tabela como uma média, podendo ter algumas variações. Dependendo se a cidade é capital, ou, do interior e se a entrega foi feita por PAC, ou, Sedex.

Centro-Oeste: 3 a 9 dias úteis

Nordeste: 5 a 10 dias úteis

Norte: 9 a 15 dias úteis

Sudeste: 3 a 9 dias úteis

Sul: 2 a 10 dias úteis

No My Care, a compra é 100% segura e as formas de pagamento aceitas são:

  • Cartão de crédito
    (Visa, Master, Elo e Diners Club)
  • Boleto
  • Pix

VUELO PHARMA - Há 23 Anos promovendo Novas Possibilidades

Somos uma empresa de produtos de healthcare com foco em skin care, wound care e wellness — self care.

A Vuelo Pharma nasceu para suprir as necessidades do outro, enxergando por meio de seus olhos e atendendo-o para crescermos juntos. Criada em 2000, a empresa veio ao mercado com o nome Membracel Produtos Biotecnológicos, trazendo um produto próprio e inovador: a Membrana Regeneradora Porosa.

Após a expansão da marca e diante do anseio de proporcionar novas possibilidades, a empresa desenvolveu novos produtos e tornou-se VUELO PHARMA.

A Vuelo Pharma surgiu para que as pessoas possam ter mais liberdade, autonomia e segurança, para viverem mais com menos preocupações. Queremos ajudá-las a superar e conhecer novos caminhos e novas formas de ver a vida, tornando-a mais simples e prazerosa.

© 2023, Vuelo Pharma – Membracel. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por 220MKT