Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

só o pé

No Dia Mundial do Diabetes, 14/11, um alerta: a doença é a causa mais comum de amputação de pernas e pés. “Cerca de 60% de todas as amputações das extremidades inferiores estão relacionadas ao diabetes”, diz o enfermeiro da Membracel, Antonio Rangel.

Entretanto, é possível evitar que isso aconteça com cuidados específicos para evitar as ulceração nos pés. Devido a uma lesão chamada neuropatia diabética, é comum a perda da sensibilidade dos membros inferiores afetando, inicialmente, os dedos e outras áreas dos pés. “No caso dos diabéticos, o menor machucado pode infeccionar e evoluir facilmente para um caso grave de gangrena, correndo o risco de amputação”, destaca Rangel.

Para prevenir que a ulceração se instale é necessário que a pessoa com diabetes fique atenta a cuidados básicos como: examinar diariamente os pés a procura de frieiras, bolhas, ferimentos ou calos; secar cuidadosamente os pés após o banho com uma toalha macia, sem esfregar, especialmente entre os dedos e ao redor das unhas; manter a pele sempre hidratada aplicando um creme hidratante (menos entre os dedos, para evitar umidade); utilizar meia de algodão e nunca utilizar de nylon e usar sempre sapatos fechados. Ao sinal de qualquer alteração, é preciso buscar um profissional da saúde para avaliação.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Diabetes: http://www.diamundialdodiabetes.org.br/

COMMENT THIS PUBLICATION