Deiscência Cirúrgica Pós-abdominoplastia

ESTE ARQUIVO POSSUI
IMAGENS FORTES

Compartilhe

Deiscência de sutura (ou deiscência cirúrgica) é a abertura espontânea dos pontos cirúrgicos ou da cicatriz ao longo de sua linha de incisão cirúrgica. Pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum deles é o aumento da pressão na região afetada.

Qualquer esforço excedente pode causar a ruptura dos pontos, sendo que o risco de deiscência é maior nas duas primeiras semanas após a cirurgia, já que o processo de cicatrização ainda se encontra em fase inicial.

Deiscência é grave?

Deiscência é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção e prejudica o processo de cicatrização. É considerada uma emergência cirúrgica e, portanto, necessita de acompanhamento médico para indicação do melhor tratamento.

O que causa a abertura dos pontos?

A principal causa de deiscência é o aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica, o que pode acontecer ao realizar esforços físicos em excesso nas primeiras semanas ou até mesmo em casos de tosse ou espirros frequentes.

Pode ocorrer, também, quando o local da cirurgia não é bem protegido ou em casos de infecção.

Alguns fatores de risco são obesidade, tabagismo, doenças pré-existentes (como diabetes e hipertensão), suturas muito apetadas ou muito frouxas, técnica de sutura incorreta, nutrição deficiente e deficiência grave de vitamina C.

Quais os sintomas da deiscência de sutura?

  • Abertura total ou parcial da ferida cirúrgica
  • Inchaço no local
  • Dor intensa
  • Saída de secreção ou sangue pela lesão
  • Sensação de calor na região da ferida
  • Febre

Tratamento de deiscência de sutura utilizando a Membracel

Se a ferida cirúrgica abrir, mantenha o local limpo, protegido e procure o cirurgião o mais rápido possível. O médico irá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento. Por ser uma lesão complexa, é preciso utilizar curativos especiais que acelerem o processo de cicatrização. É o caso da Membracel.

A Membracel contém poros que permitem a drenagem do excesso de exsudato (secreção da ferida) e favorecem as trocas gasosas. Esses fatores auxiliam na formação do tecido de granulação, etapa essencial do processo de cicatrização da pele.

Na maioria dos casos, é indicado, também, o tratamento com antibiótico para eliminar uma possível infecção e analgésico para aliviar a dor. Nos casos mais graves, pode ser necessário voltar ao centro cirúrgico para limpar e fechar novamente a ferida.

Enquanto a lesão estiver em processo de cicatrização, é preciso redobrar os cuidados quanto à higienização e proteção da região. Qualquer pequeno descuido pode contaminar a lesão.

 

Veja abaixo um exemplo de caso de deiscência cirúrgica cujo tratamento foi realizado com a Membracel.

COMENTE ESSA PUBLICAÇÃO

MEMBRACEL

Membrana Regeneradora Porosa

GELIFICADOR

Para Bolsas de Estomia

SPRAY DE BARREIRA

Protetor Cutâneo

×