Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Deiscência é a abertura dos pontos ou da cicatriz após a sutura, seja ela devido à cirurgia ou trauma.

 

Quais são as causas da deiscência após cirurgia?

A deiscência pode acontecer por vários motivos, porém, o mais comum é o aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica. Essa pressão pode ocorrer pela realização de esforço físico em excesso ou, até mesmo, em casos de tosses ou espirros frequentes.

Também pode acontecer em situações em que a lesão não está bem protegida ou em casos de infecção.

É muito importante respeitar o período de repouso e todas as outras orientações passadas pelo médico.

 

Cicatriz após cirurgia plástica

 

O que fazer quando os pontos abrem?

Dependendo da extensão da abertura, a deiscência após cirurgia pode se tornar uma situação grave. Em casos de cirurgias no abdômen, por exemplo, a abertura pode expor os órgãos. É claro que estamos falando de situações extremas, mas é importante ter em mente que o cirurgião precisa ser procurado ao menor sinal de abertura da ferida cirúrgica.

Se os pontos abrirem, mantenha o local limpo e protegido e comunique imediatamente o seu médico. Ele irá avaliar a situação e recomendar o melhor tratamento.

A Membrana Regeneradora Porosa Membracel apresenta excelentes resultados no tratamento de feridas cirúrgicas, pois acelera o processo cicatricial. A membrana contém poros que permitem a drenagem do excesso de exsudato (secreção da ferida) e favorecem as trocas gasosas. Esses fatores auxiliam na formação do tecido de granulação, etapa essencial do processo de cicatrização.

 

Aplicação de Membracel em deiscência após cirurgia

 

Como prevenir a deiscência após cirurgia?

Embora a abertura dos pontos seja considerada uma complicação rara, todo cuidado é pouco no período pós-operatório. Algumas ações simples ajudam a evitar que esse tipo de situação aconteça.

 

Dicas para evitar que os pontos abram:

     1 – Quando for realizar um movimento que aumente a pressão no local operado (como tossir, espirrar, rir ou vomitar), posicione delicadamente as mãos sobre o corte e aplique pressão. Isso ajudará a manter os pontos seguros;

     2 –  Em casos de cirurgias no abdômen, é importante manter o bom funcionamento do intestino para evitar a pressão interna. Inclua no cardápio fibras, frutas e legumes e beba, no mínimo, 2 litros de água todos os dias;

     3 – Não molhe o local da ferida até que o médico libere. Para tomar banho, proteja e região com material impermeável, como filme plástico. Isso ajuda a diminuir os riscos de infecções.

 

Como cuidar da cicatrização de deiscência após cirurgia?

Os cuidados realizados no período pós-operatório são essenciais para garantir a boa cicatrização da pele, refletindo, também, em uma cicatriz amena e saudável. Veja as orientações abaixo:

 

     – Hidratação: manter uma rotina de hidratação ajuda a garantir a flexibilidade da pele da região, evitando cicatrizes repuxadas. A hidratação também ajuda a evitar a coceira característica do processo de cicatrização.

    

     – Coceira: como falamos anteriormente, a coceira é um sinal de que a lesão está cicatrizando. Não coce a lesão para não agredir a cicatriz com arranhaduras. Essa sensação de coceira, fisgado ou desconforto diminuirá naturalmente com o tempo.

 

     – Sol: evite expor a área do corte ao sol enquanto a cicatriz não tenha adquirido a mesma tonalidade da pele ao redor. E mais: após esse período, não se esqueça do filtro solar.

 

     – Alimentação: manter uma dieta equilibrada ajuda diretamente no processo cicatricial e pode tornar o período pós-operatório muito mais tranquilo. Alimentos ricos em vitamina C facilitam a síntese do colágeno (laranja, caju e acerola). Proteínas, como frango, carne e peixe, estimulam a formação de novos vasos sanguíneos e a proliferação de fibroblastos. Alimentos ricos em Ômega 3 (salmão, sardinha e semente de chia) também são importantes porque contêm substâncias anti-inflamatórias.

 

Essas dicas podem te ajudar a garantir a boa cicatrização da pele, evitando o rompimento dos pontos e resultando em uma cicatriz discreta.

Mas lembre-se: seguir à risca as orientações médicas é essencial para o sucesso do tratamento. Portanto, tome corretamente todos os remédios prescritos, repouse o período indicado e não faça esforço físico até que o médico libere.

 

COMENTE ESTA PUBLICACIÓN