Internamentos aumentam riscos de lesões por pressão

 

As Lesões por Pressão (também conhecidas como “escaras”) são lesões que tendem a surgir em pacientes internados ou acamados porque a mobilidade fica prejudicada. Nesses casos, é preciso mudar a posição do paciente no leito (mudança de decúbito) a cada 2 horas para evitar que uma única região sofra por muito tempo a pressão do corpo contra a cama.

 

Essa é uma realidade que assusta porque, devido a pandemia de coronavírus, o número de internamentos cresce a cada dia, colaborando para o aumento desses índices.

 

Além da movimentação, é preciso cuidar da pele do paciente, protegendo as regiões que ficam pressionadas contra o leito. A aplicação do Spray de Barreira ajuda na prevenção de lesões por pressão porque forma uma película de silicone que impede o contato direto da pele com a superfície do leito. O spray, ainda, protege contra o excesso de umidade, que pode causar irritações e feridas.

 

O Spray de Barreira facilita o trabalho da equipe de enfermagem, já que a efetividade do produto dura por até 72 horas e não é preciso removê-lo.

 

Alguns fatores podem potencializar o surgimento de lesões por pressão, como: doenças vasculares, obesidade, idade avançada, hipotensão e problemas de circulação. No caso de pacientes internados, qualquer pequena vermelhidão na pele já deve acender a luz de alerta, já que o caso pode evoluir para lesão em poucos dias, agravando o estado geral do paciente internado.

 

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO