Cuidados ostomizados.

Os ostomizados – pessoas que passaram por uma cirurgia para criar um novo caminho para a saída de fezes ou urina – precisam cuidar da saúde da pele para evitar infecções e contaminações.

Essas recomendações incluem lavar as mãos antes e depois da higienização da bolsa e limpar a região periostomal (ao redor do novo caminho) com água limpa e sabão neutro. É preciso, ainda, manter a região bem seca, o que deve ser feito com uma toalha fina ou lenço de papel, para não machucar.

Quando a pele apresentar coceira ou irritação, é preciso remover a bolsa, realizar nova higienização, secagem do local e recomenda-se a utilização de produtos especiais para a proteção da pele e adesão da bolsa. Quando existir pelos na região do estoma, é indicado cortá-los bem rente à pele, com a ajuda de uma tesoura.

Especialistas indicam também expor a região periostomal ao sol, sempre protegendo a ostomia, durante cerca de um minuto pela manhã. Ao perceber alterações no estoma, como a mudança de cor ou tamanho, é preciso buscar um profissional de saúde especializado para avaliação.

Mais informações no site da Associação Brasileira de Ostomizados

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat