só o pé

No Dia Mundial do Diabetes, 14/11, um alerta: a doença é a causa mais comum de amputação de pernas e pés. “Cerca de 60% de todas as amputações das extremidades inferiores estão relacionadas ao diabetes”, diz o enfermeiro da Membracel, Antonio Rangel.

Entretanto, é possível evitar que isso aconteça com cuidados específicos para evitar as ulceração nos pés. Devido a uma lesão chamada neuropatia diabética, é comum a perda da sensibilidade dos membros inferiores afetando, inicialmente, os dedos e outras áreas dos pés. “No caso dos diabéticos, o menor machucado pode infeccionar e evoluir facilmente para um caso grave de gangrena, correndo o risco de amputação”, destaca Rangel.

Para prevenir que a ulceração se instale é necessário que a pessoa com diabetes fique atenta a cuidados básicos como: examinar diariamente os pés a procura de frieiras, bolhas, ferimentos ou calos; secar cuidadosamente os pés após o banho com uma toalha macia, sem esfregar, especialmente entre os dedos e ao redor das unhas; manter a pele sempre hidratada aplicando um creme hidratante (menos entre os dedos, para evitar umidade); utilizar meia de algodão e nunca utilizar de nylon e usar sempre sapatos fechados. Ao sinal de qualquer alteração, é preciso buscar um profissional da saúde para avaliação.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Diabetes: http://www.diamundialdodiabetes.org.br/

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat