É bastante comum estomizados sentirem coceira ao redor do estoma, mas você sabe por que isso acontece? Esse desconforto pode estar relacionado a diversos fatores. O enfermeiro estomaterapeuta da Vuelo Pharma, Antônio Rangel, listou os principais motivos e como agir para evitá-los:

  • Infiltração: quando há infiltração de fezes ou urina pela placa da bolsinha, a pele ao redor do estoma fica irritada, causando coceira e, em alguns casos, assadura. A orientação é ajustar o orifício da bolsa o mais próximo possível ao tamanho real do estoma. Isso impede o contato dos fluidos com a pele periestoma. Quando a infiltração já tiver ocorrido, troque a bolsa/placa o mais rápido possível.
  • Alergia: algumas pessoas são alérgicas a determinados materiais que compõem a placa da bolsa. Existem inúmeros modelos e marcas de bolsas no mercado. Portanto, se esse for o seu caso, procure um modelo ao qual você se adapte e passe a utilizá-lo sempre. Ao experimentar, você identificará qual é mais adequada e a qual você se adapta melhor.
  • Desidratação: se houver coceira, mas se não houver infiltração e a pele não estiver vermelha ou irritada, o desconforto pode estar ocorrendo por desidratação. Nesse caso, beba bastante água e a coceira irá cessar automaticamente.
  • Troca da placa: se a bolsa estiver bem colocada, não há necessidade de trocar a placa com tanta frequência. Por outro lado, é importante que esse tempo não exceda 6 dias. Procure seguir as recomendações do fabricante da bolsa e não fique variando de modelo e marca, pois nessa mudança pode ser que o organismo passe por um novo processo de adaptação.
  • Calor excessivo: alguns estomizados sofrem com o calor justamente porque ele causa coceira ao redor do estoma. Se isso acontecer, evite se expor ao sol, use roupas leves e beba bastante água.

Independente do motivo, é importante procurar um enfermeiro estomaterapeuta quando perceber vermelhidão, irritação, coceira, alergia ou qualquer outra anormalidade. Esses sintomas podem significar o início de um processo alérgico intenso, por exemplo, e o profissional da saúde pode indicar o melhor tratamento. Uma excelente alternativa é utilizar o Spray de Barreira Vuelo, que ajuda a evitar irritações, pois protege a pele ao redor do estoma, formando uma barreira protetora que permanece por até 72 horas. Além disso, é bom salientar a importância de não coçar a região afetada, pois isso pode comprometer ainda mais a pele e gerar complicações para o tratamento.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat