gravidez azia
O diabetes gestacional é uma condição temporária que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue durante a gravidez. A doença é causada por alterações hormonais quando o organismo não produz a insulina necessária para processar a glicose no sangue.

Mulheres que já têm diabetes precisam fazer um acompanhamento detalhado durante a gravidez. Entretanto, o diabetes gestacional pode ocorrer com qualquer mulher e pode ser de difícil diagnóstico. Por isso, o ideal é que as gestantes realizem a partir da 24ª semana de gestação exames clínicos para verificar os níveis glicêmicos.

Quando detectado o diabetes gestacional, é fundamental que a paciente passe a realizar uma dieta adequada e pratique exercícios físicos, com indicação médica. Com isso, a maior parte das gestantes consegue controlar as taxas de açúcar no sangue. Além disso, o controle do ganho de peso garante uma gestação mais saudável, já que mulheres que engordam demais têm mais chances de desenvolver o problema.

O diabetes gestacional pode trazer riscos para a mãe e o bebê, como o maior risco de parto prematuro, insuficiência respiratória na criança e o excesso de peso no recém-nascido. Em cerca de 90% dos casos, a condição desaparece após o nascimento do bebê.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat