Camada 0

No Dia Nacional da Saúde, nada melhor do que uma boa notícia para comemorar a data. Cientistas concluíram que praticar atividades físicas regularmente diminui em 7% a probabilidade de desenvolver qualquer tipo de tumor. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, o hábito reduz o risco de desenvolver 13 tipos de câncer. Dentre os exercícios considerados estão caminhar, correr, nadar ou pedalar durante 150 minutos por semana.

A pesquisa revisou estudos americanos e europeus realizados entre 1987 e 2004, que envolveram 1,4 milhão de pessoas, sendo que 186.932 desses participantes apresentaram a doença. Na sequência, foram cruzados os dados sobre a prática de exercícios com o risco de desenvolvimento de 26 tipos de câncer. Os resultados apontaram que ser fisicamente ativo está diretamente associado à diminuição do risco no desenvolvimento de pelo menos 13 tipos de câncer. Os percentuais foram avaliados e, então, chegou-se à média em questão. Ou seja, no caso de câncer de fígado ou pulmão a redução é de 25%, já se tratando de tumores no esôfago a taxa chega a 42%.

O estudo, que foi publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, concluiu que a promoção da atividade física pode ser a chave para prevenção e controle do câncer em toda população. Na maioria dos casos, a relação entre atividade física e a redução do risco de câncer foi mantida independente do peso e do hábito de fumar dos participantes.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat