Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Acidente de moto

 

O grande aumento de veículos nas ruas colabora para um índice preocupante: acidentes envolvendo motociclistas. Como na moto o piloto fica mais vulnerável, o risco de quedas é maior.

Com as quedas, um tipo específico de lesão é muito comum. São as escoriações, também conhecidas como abrasões. Esses acidentes se tornam ainda mais frequentes no verão, já que o clima quente e sem chuva é o convite perfeito para um passeio de moto. Sem contar que no verão os motociclistas costumam dispensar as roupas de segurança (como jaquetas e calças compridas).

 

Em casos de acidentes e tombos, a falta de proteção dos motociclistas faz com que o contato da pele com o asfalto seja direto, causando ferimentos que podem ser superficiais ou mais profundos.

 

Nesses tipos de acidente, o atendimento médico é essencial. O profissional de saúde irá avaliar o ferimento e optar pelo tratamento mais eficaz. Enquanto algumas situações apresentam apenas inchaço (edema) e hematomas, outras podem apresentar escoriações, cortes, perfurações ou fraturas.

No post de hoje, vamos falar especificamente sobre lesões mais superficiais: as escoriações.

 

O que são escoriações ou abrasões?

São ferimentos simples que atingem a camada mais superficial da pele. Geralmente, têm sangramento discreto, mas costumam ser dolorosos devido à exposição das terminações nervosas. Se tratadas corretamente, não apresentam riscos maiores e cicatrizam sem complicações.

 

Escoriação antebraço

 

Merecem atenção especial ferimentos que:

     _Atingem uma grande área do corpo, como um membro inteiro, peito ou costas;

     _Possuem corpos estranhos impregnados à lesão, (sujeira, pedras ou cascalhos);

     _Apresentem sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço, temperatura da pele elevada ou excesso de secreção.

 

Como tratar escoriações por acidentes de moto?

Antes de tudo, é essencial que um médico avalie a gravidade da lesão e, então, indique o melhor tratamento.

 

De maneira geral, os primeiros cuidados com escoriações devem ser:

     1 – Lavar a área ferida com água corrente e sabão neutro;

     2 – Se houver sangramento, pressione a lesão com uma gaze ou pano limpo para estancar o sangramento;

     3 – Cubra a lesão com gaze e, se necessário, enfaixe o membro. Isso evita que a lesão fique exposta e seja contaminada por microrganismos.

 

Dica de ouro: a Membrana Regeneradora Porosa MembracelMembrana Regeneradora Porosa Membracel é muito utilizada para o tratamento de escoriações e lesões de pele superficiais, pois acelera a cicatrização da pele. Por conter poros, a membrana permite a drenagem do excesso de exsudato (secreção da ferida) e favorece as trocas gasosas. Esses fatores auxiliam na formação do tecido de granulação, etapa essencial do processo cicatricial.

Outro fator importante é que a membrana diminui a dor já na primeira aplicação, pois protege as terminações nervosas. Além disso, a cobertura da lesão com Membracel evita o ressecamento e diminui o risco de contaminação.

Em lesões superficiais, geralmente, uma única aplicação de Membracel é necessária para cicatrização total da pele, o que evita desconforto com trocas constantes de curativos e diminui os custos do tratamento.

 

Aplicação de Membracel em braço

 

Como aplicar a Membracel?

 

1 – Sobre a aplicação da Membracel

A membrana deve cobrir toda a área da lesão e exceder em, no mínimo, 1 cm suas bordas. Os poros irão ajudar a fazer a drenagem do excesso de exsudato (secreção da ferida).

 

2 – Limpe a lesão

Faça a limpeza da lesão com soro fisiológico em jato ou outra solução específica para limpeza, como, por exemplo, soluções com PHMB.

 

3 – Para aplicar, use materiais esterilizados

Abra o envelope e retire o produto com auxílio de materiais esterilizados (luvas e pinça).

 

4 – Acomode a membrana sobre a lesão

Com auxílio de pinça e gaze esterilizadas, acomode a membrana sobre a região lesionada.

 

5 – Mantenha a membrana em permanente contato com a lesão

Com uma bonequinha de gaze, pressione levemente a membrana de forma que sua extensão esteja em contato com todo o leito da lesão.

 

6 – Cubra a membrana com gaze

Se necessário, aplique um curativo secundário sobre a membrana (como gaze esterilizada) para absorção do exsudato expelido e fixação da membrana.

 

7 – Fixe a gaze

Fixe a gaze com faixa, atadura compressiva, esparadrapo ou fita adesiva microporosa. Troque o curativo secundário sempre que estiver saturado ou perca a capacidade de absorção.

 

 

Dicas para evitar escoriações por acidentes de moto

A principal dica para evitar esse tipo de lesão é: segurança. Fazer uso dos equipamentos e acessórios corretos é essencial para proteção do piloto em casos de quedas e acidentes de moto.

Os equipamentos devem conciliar qualidade e conforto, para que haja o hábito de utilizá-los sem desculpas.

 

Veja abaixo quais itens são essenciais para garantir sua segurança ao pilotar:

 

     _Capacete: é o primeiro item que vem à nossa cabeça, certo? Existem no mercado capacetes de todos os preços. É preciso atentar-se a alguns fatores importantes, como selo do Inmetro e materiais utilizados na produção. O capacete deve pressionar levemente toda a cabeça, pois a proteção depende diretamente do item estar bem ajustado.

     _Luvas: devem ser usadas SEMPRE e não apenas nos dias frios. Em situações de queda, nosso primeiro instinto é colocar as mãos no chão. O ideal é utilizar luvas específicas para motociclistas, como as com proteção extra nas áreas com mais possibilidade de impacto e abrasão.

     _Botas: o calçado deve cobrir, no mínimo, até os tornozelos. Para viagens mais longas, o ideal é usar botas de cano mais alto. Nunca pilote com chinelos, sandálias ou outros calçados abertos.

    _Jaqueta: além de proteger contra chuva e frio, as jaquetas devem proteger cotovelos, antebraços e ombros. O tecido deve ser resistente à abrasão e conter reforços em locais estratégicos para absorver o impacto.

     _Joelheiras e calças: joelheiras são muito úteis porque podem ser usadas por cima de qualquer calça. Para viagens e trajetos mais longos, existem calças específicas que promovem uma proteção mais eficaz.

 

Se mesmo com todos esses cuidados um acidente de moto resultar em escoriações, procure atendimento médico o mais breve possível para que a situação seja avaliada como um todo. A Membrana Regeneradora Porosa Membracel pode ser utilizada tanto em lesões superficiais quanto em feridas profundas.

 

Quer saber mais?

Veja aqui como tratar escoriações em crianças.

COMMENT THIS PUBLICATION