Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Proteção da pele covid-19

 

Com a pandemia de coronavírus, muitos cuidados têm sido necessários para prevenir a propagação do vírus, dentre eles usar álcool gel 70% sempre que estiver fora de casa.

 

Esse tipo de álcool age como antisséptico, inibindo a proliferação de microrganismos. O que talvez você não saiba é que usar o álcool em excesso pode ressecar as mãos, causar vermelhidão, inflamação e, inclusive, alergias e dermatites.

 

Embora o álcool em gel não tenha contraindicações, o uso constante exige alguns outros cuidados, como hidratação da pele. Profissionais de saúde e pessoas que tem contato frequente com o produto devem reforçar ainda mais os cuidados.

 

Usar álcool em gel nas mãos

O uso excessivo de álcool em gel pode ressecar as mãos e causar outras complicações.

 

Água e sabão x álcool em gel

O álcool em gel deve ser utilizado para higienizar as mãos quando não é possível lavá-las com água e sabão. Como o uso excessivo pode causar ressecamento, o ideal é intensificar o uso de hidratantes. Mas cuidado! É preciso esperar o produto evaporar para, então, aplicar o hidratante na pele.

 

Quando estiver em casa, dê preferência para lavar as mãos com água e sabão.

 

Veja as recomendações da OMS para higienização das mãos.

 

Como evitar ressecamento por álcool em gel?

Evite aplicar grandes quantidades do produto nas mãos para que o álcool não fique acumulado sob anéis e pulseiras. Uma boa opção são os produtos em forma de creme ou com glicerina em sua fórmula.

 

Para as pessoas que já tem a pele mais sensível, o ideal é optar pelo álcool sem cor e sem perfume.

 

Hidratação das mãos

É preciso hidratar as mãos com mais frequência

 

Qual hidratante usar?

Dê preferência para os cremes hidratantes cuja fórmula contenha ingredientes indicador para hidratação, como glicerina, ácido hialurônico, óleo de uva e extrato de aveia.

 

Quando usar o hidratante?

O creme hidratante deve ser aplicado apenas após o álcool em gel evaporar por completo.

 

 

Manter a boa hidratação da pele não é apenas uma questão estética, é um quesito de saúde também. O ressecamento pode levar a situações mais graves, como envelhecimento precoce, descamação, irritações e infecções.

 

É importante manter a camada de proteção cutânea íntegra para evitar esses problemas.

Veja também como cuidar da pele de pessoas internadas.

 

COMMENT THIS PUBLICATION