Dermatite bolhosa é uma reação inflamatória da pele que se manifesta em forma de bolhas que pode surgir em qualquer parte do corpo. Em alguns casos a cicatrização pode ser demorada, servindo de porta de entrada para infecções.

Dermatite bolhosa é uma reação inflamatória da pele
A dermatite bolhosa pode surgir devido ao contato com diversos agentes alergênicos, que podem ser internos ou externos, conforme os exemplos abaixo:
Agentes externos: medicamentos, radiação solar, composto inorgânico (corante de cabelo, amoníaco, etc.), luz ultravioleta, temperaturas muito baixas ou elevadas, cosméticos, látex, composto de níquel (moedas, talheres, jóias).
Agentes internos: herpes, impetigo (feridas em torno da boca e nariz), diabetes, defeitos genéticos, lúpus, motivos emocionais.

Medicamentos podem desencadear dermatite bolhosa
Não é transmitida por contato direto e nem por objetos de uso pessoal compartilhados. Os sintomas são pele avermelhada, descamação e pequenas bolhas, que podem surgir por todo o corpo e aumentar de tamanho.
Dermatite bolhosa distrófica
A dermatite bolhosa distrófica é uma condição grave que acomete recém-nascidos. Pode ser diagnosticada já nos primeiros dias de vida do bebê ou alguns meses após o nascimento. Esses casos são de difícil tratamento, podendo, inclusive, levar à morte.
Tratamento
Para que o tratamento seja eficaz, é preciso identificar o fator que desencadeou a dermatite bolhosa. Com base no foco do problema, será possível evitar o surgimento de novas bolhas e, até mesmo, de ocorrências futuras.
É muito importante ter acompanhamento médico para que o tratamento seja assertivo e não resulte em complicações. Medicamentos anti-inflamatórios podem ser indicados para amenizar a dor. Além disso, é preciso fazer curativos diários nas feridas para mantê-las limpas, evitando infecções e colaborando para a cicatrização das lesões.
Nos casos em que as bolhas formam lesões, a Membrana Regeneradora Porosa Membracel é bastante indicada, pois acelera a cicatrização da pele. Por conter poros, a membrana permite a drenagem do excesso de exsudato, a oxigenação da lesão e mantém a umidade no leito da ferida, proporcionando o ambiente ideal para a formação do tecido de granulação – etapa essencial do processo cicatricial. Permite a limpeza com soro fisiológico através dos poros, não necessitando de trocas diárias, o que promove mais conforto ao paciente e não prejudica o tecido já formado.

Quando há lesões na pele, a Membracel acelera a cicatrização
Prevenção
Algumas atitudes e cuidados adicionais podem evitar a dermatite bolhosa. Veja quais são elas:
– Lave as roupas com sabão neutro;
– No trabalho, sempre que necessário, utilize máscaras, luvas ou outros equipamentos de proteção pessoal;
– Não se exponha a temperaturas extremas, seja frio ou calor;
– Evite contato com plantas e animais exóticos;
– Procure ficar longe de produtos químicos, tintas e produtos com cheiro forte;
– Mantenha boa higiene pessoal.
Na maioria dos casos, a dermatite bolhosa é de fácil tratamento, porém, é preciso ter muito cuidados para que as bolhas e lesões não evoluam para situações mais graves, como infecções. Dessa forma, procurar atendimento médico logo no início da doença e dar início ao tratamento indicado o mais breve possível, faz com que as chances de cura aumentem significativamente.