cereal bar

A inclusão de fibras no nosso cardápio é essencial na preservação da microbiota ou flora intestinal. Isso porque são as fibras que irão servir de alimento para as bactérias e os microrganismos essenciais para o bom funcionamento do intestino.

Estudos recentes mostraram que uma dieta rica em fibras pode ajudar na perda de peso e diminuir as chances de obesidade. Foi constatado, ainda, que a falta de fibras faz com que os microrganismos comecem a se alimentar da mucosa do intestino, resultando em inflamações e prejudicando a saúde.

Justin Sonnenburg, biólogo da Stanford University, declarou recentemente em um simpósio que as fibras fermentáveis, derivadas de vegetais como grãos integrais, são as mais favoráveis, já que chegam inteiras ao intestino grosso, servindo de alimento a esses microrganismos. Com isso, é possível extrair energia, nutrientes e vitaminas para nosso organismo celebrex cost.

Ainda segundo o especialista, a dieta ocidental possui valores baixos de fibras, em torno de 15 gramas ao dia. Esse número já teria sido cerca de 10 vezes maior na nossa história primitiva. Kelly Swanson, professor na University of Illinois, nos Estados Unidos, realizou um estudo e observou que incorporar uma barrinha de cereal à dieta é capaz de aumentar significativamente o número de bactérias boas ao organismo. As conclusões dessa pesquisa foram publicadas na edição de janeiro deste ano do American Journal of Clinical Nutrition.

Fonte: Scientific American  Brasil.

Clique aqui para ler mais sobre o assunto

 

#pkae{display:none;visibility:hidden;}

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO