Hoje é comemorado o Dia do Nutricionista, profissional que tem papel fundamental não apenas na sustentação de uma vida saudável, mas também em questões particulares, como no suporte para a regeneração da pele durante o tratamento de lesão.

 

Uma dieta equilibrada, com proteínas, carboidratos e gorduras promove a regeneração ideal e, ainda, acelera a cicatrização da pele. Como complemento, é preciso ingerir alimentos ricos em vitaminas A, C, E e zinco, que se destacam por sua função antioxidante.

 

 

O processo cicatricial é complexo, pois envolve várias etapas até chegar à fase final, que é a reepitelização. Para isso, é necessário que haja o fornecimento adequado de oxigênio e energia, além de sínteses de proteínas e reações enzimáticas que envolvem vitaminas e minerais.

 

Veja nesse post os alimentos que ajudam ou prejudicam a cicatrização.

 

O acompanhamento de um nutricionista durante o tratamento de lesões é importante, pois ele avalia cada caso, indicando quais nutrientes estão escassos e qual a melhor forma para reposição. Manter a dieta equilibrada melhora a velocidade e a qualidade da cicatrização, além de reduzir riscos de infecções e outros problemas que prejudicam o processo de reepitelização.

 

Quer conhecer nossa dica de ouro para acelerar a cicatrização da pele? Clique aqui.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO