O Nutricionista tem papel fundamental não apenas na sustentação de uma vida saudável, mas também em questões particulares, como no suporte para a regeneração da pele durante o tratamento de uma lesão. Manter uma dieta equilibrada (com proteínas, carboidratos e gorduras) ajuda na reepitelização e, ainda, acelera a cicatrização. Para complementar o tratamento, é preciso ingerir alimentos ricos em vitaminas A, C, E e zinco, que se destacam por sua função antioxidante.

Como o processo cicatricial é complexo, é necessário que haja o fornecimento adequado de oxigênio e energia, além de sínteses de proteínas e reações enzimáticas que envolvem vitaminas e minerais.

O acompanhamento de um nutricionista durante o tratamento de lesões é importante, pois ele avalia cada caso, indicando quais nutrientes estão escassos e qual a melhor forma para reposição. Ingerir os alimentos adequados melhora a velocidade e a qualidade da cicatrização, além de reduzir riscos de infecções e outros problemas que prejudicam o processo de reepitelização.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO