O mundo das estomias tem tido avanços significativos com o passar dos anos. Os procedimentos cirúrgicos evoluíram e, junto com eles, surgiram no mercado novos produtos e acessórios. A tecnologia veio para melhorar significativamente a qualidade de vida dos estomizados.

O mais importante dos dispositivos – a bolsa de estomia – passou por grandes mudanças para que seu uso seja mais confortável e seguro.

Uma das grandes descobertas foi o desenvolvimento da Bolsa de Karaya, conhecida até os dias de hoje. Foram muitas tentativas: bolsas desenvolvidas com plástico, metal, couro…  Até que se chegou ao modelo que mudaria a vida dos estomizados da época.

 

O que é Bolsa de Karaya?

A Karaya é uma resina natural produzida a partir da seiva de uma árvore, chamada Sterculia urens. Antigamente, essa resina era muito utilizada na confecção de bolsas de estomia, quando ainda não existia a tecnologia que temos atualmente.

 

Bolsa de Karaya drenável

Bolsa de Karaya drenável

 

Foi uma das primeiras bolsas a oferecer proteção à pele periestoma e mais qualidade de vida. Além disso, melhorou o conforto dos estomizados porque evitava alergias e dermatites na pele periestoma.

 

Bolsa de Karaya x Bolsas Tradicionais

As bolsas coletoras são confeccionadas em diferentes materiais adesivos. Enquanto a Karaya é natural, a maioria das bolsas fabricadas hoje em dia são a base de resina sintética, como hidrocolóide.

Existem no mercado, ainda, as bolsas descartáveis que, além de transparentes, são mais frágeis e desconfortáveis. A placa desse tipo de bolsa não é a mais indicada para proteção da pele.

Em algumas regiões, “Bolsa de Karaya” é considerado sinônimo para “bolsa de colostomia”.

 

Como o Gelificador Vuelo pode ajudar?

O Gelificador para Bolsas de Estomia melhora a qualidade de vida do estomizado, que não precisa mais se temer a higienização ou o esvaziamento da bolsa fora de casa.

Cápsulas com óleo essencial de lavanda aromatizam o conteúdo armazenado pela bolsa e dão mais segurança para as atividades diárias. Além disso, as cápsulas gelificam os líquidos da bolsa, evitando vazamentos.

 

Aplicação do Gelificador para Bolsas de estomia

 

Outras vantagens do Gelificador para Bolsas de Estomia:

  • Ajuda na reinserção social;
  • Facilita o retorno e readaptação ao ambiente de trabalho;
  • Gelifica os líquidos contidos na bolsa, evitando vazamentos e situações constrangedoras;
  • Diminui o risco de infiltrações, o que ajuda a manter a pele periestoma saudável, sem lesões ou dermatites;
  • Aumenta a autoestima, por meio da aromatização das fezes/ urina;

 

Como o Spray de Barreira pode ajudar?

O Spray de Barreira é um protetor cutâneo que protege a pele da região periestoma. É aplicado a cada troca de bolsa, após a limpeza da pele. A película formada protege a pele contra a cola da placa da bolsa e também contra infiltrações. Cada aplicação protege por até 72 horas, mantendo a pele ao redor do estoma saudável e sem lesões.

 

Aplicação do Spray de Barreira em Ostomia

Aplicação do Spray de Barreira na pele periestoma

 

Vantagens do Spray de Barreira:

  • Protege a pele contra a cola da placa da bolsa;
  • Evita irritações e lesões de pele causadas por infiltrações;
  • Previne dermatites causadas pelo excesso de suor e umidade;
  • Ajuda na fixação da placa da bolsa, promovendo mais segurança ao estomizado;
  • Pode ser aplicado na pele ferida ou lesionada sem causar ardor ou desconforto.

 

Veja aqui o vídeo explicativo sobre a aplicação do Gelificador para Bolsas de Estomia e do Spray de Barreira.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat