01
No dia 14/06 comemoramos o Dia mundial do Doador de Sangue. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que entre 3 e 5% da população seja doadora de sangue regular. No Brasil, entretanto, este percentual é inferior a 2%.

Você sabe o que acontece com o sangue que você doa? Primeiro, ele é separado em diferentes componentes – hemácias, plaquetas, plasma e outros. Dessa forma, o sangue poderá ajudar mais de uma pessoa. Depois, os componentes são utilizados em cirurgias, atendimentos de urgência e tratamentos de doenças crônicas que necessitam de transfusão constante.

Se você também quer ajudar a salvar vidas, é importante conhecer os requisitos básicos para doação de sangue, que são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg e estar descansado e alimentado. Ser gestante, lactante, ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e apresentar sintomas de resfriado são alguns dos impedimentos temporários.

No dia da doação tenha alguns cuidados como: não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos. A coleta do sangue é simples e rápida – dura em torno de 15 minutos. Você deve procurar o hemocentro mais próximo de sua casa para doação.

Saiba mais sobre doação da Campanha Doe sangue, do Ministério da Saúde:
http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue/index.html

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat