No Dia Mundial da Saúde é essencial falar sobre alimentação, não é mesmo? Você já sabe que é preciso ingerir alimentos saudáveis durante o café da manhã, almoço e janta, certo? E quanto aos intervalos? Aquele lanchinho do meio da manhã e da tarde é tão importante quanto as refeições fixas.

Um dos grandes desafios do dia a dia é manter a boa rotina alimentar mesmo com todos os compromissos que temos. Uma ótima alternativa é preparar lanches para os intervalos, evitando exageros durante as refeições principais (como almoço e jantar). O ideal é que eles sejam fontes de carboidratos integrais, proteína e gorduras boas. Listamos algumas opções que podem ajudar. Veja abaixo.

Mix de oleaginosas e frutas secas: castanhas, amêndoas e nozes são excelentes fontes de gordura saudável e auxiliam no controle do colesterol. Frutas secas também são boas opções, pois conservam quase todas as propriedades da versão in natura, tendo alto valor nutritivo.

Sementes de abóbora torradas: são fáceis de carregar e bastante nutritivas. Contém proteínas, gorduras insaturadas – a gordura boa -,vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais (como fósforo, potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio). Auxiliam no funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular.

Biscoitos integrais e barrinhas de cereal: são alimentos ricos em fibras e proteínas, que pode conter ingredientes saudáveis, como gergelim, fibra de beterraba, óleo de girassol e linhaça. As barras de cereais são produtos energéticos, ricos em fibras e que contribuem para a regularização do trânsito intestinal. Mas cuidado! É importante ficar atento à composição do produto, que pode parecer saudável, mas conter muito açúcar, por exemplo. Leia sempre o rótulo do produto.

Frutas: são essenciais para uma dieta saudável e para garantir melhor qualidade de vida. Maçã, pêra, banana, goiaba e uvas, por exemplo, podem ser levadas em pequenos potinhos. Fazer suco da fruta também é uma boa ideia.

Além de lanches saudáveis, é importante lembrar de beber água para manter o corpo hidratado durante o expediente. Uma alimentação balanceada ajuda na manutenção da saúde e da qualidade de vida.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat