
As férias exigem cuidados extras com os pequenos
No período de férias, as crianças passam mais tempo em casa e ficam livres para inventar brincadeiras. Com isso, o número de pequenos acidentes aumenta. Cair da bicicleta ou do skate, ralar o joelho ou arranhar a pele fazem parte da infância. É importante, entretanto, saber o que fazer nesses momentos para aliviar a dor da criança e tratar o machucado.
As escoriações, também chamadas popularmente de “ralado” ou “arranhão”, são ferimentos superficiais que, embora apresentem pouco sangramento, causam muita dor. O primeiro passo nesses casos, conforme ensina o enfermeiro estomaterapeuta da Membracel, Antônio Rangel, é realizar a higiene das mãos da pessoa que irá fazer o curativo. Depois disso, é preciso fazer a assepsia do ferimento, com água limpa e sabão neutro. Rangel ressalta que é importante que os pais façam essa limpeza mesmo que a criança não queira e reclame. Isso irá ajudar a diminuir o risco de infecção, que pode ocorrer devido ao grande número de corpos estranhos presentes neste tipo de ferimento.
Após a limpeza do machucado, é necessário que ele seja coberto por um curativo, como a membrana Membracel, que irá evitar o ressecamento e diminuir o risco de infecção. Além disso, a membrana isola os terminais nervosos, proporcionando alívio imediato da dor. A membrana deve ser usada de 5 a 7 dias e não há necessidade de troca.