1209 limpeza feridas

O tratamento de feridas é muito delicado e composto por diversas etapas, sendo uma das mais importantes a limpeza da região lesionada. Muitas vezes, informações equivocadas são divulgadas. Por isso, todo cuidado é pouco, devendo ser confirmada a origem e credibilidade da fonte e das técnicas para o tratamento de feridas. Não é aconselhável, por exemplo, limpar a região lesionada com sabão comum ou água oxigenada. A técnica ideal de limpeza é a que dá suporte para o processo cicatricial, respeitando o tecido de granulação e minimizando o risco de traumas e infecções. Para isso, alguns passos são cruciais e precisam ser seguidos.

É importante lembrar que todo o material utilizado, como luvas, pinça e tesoura, deve estar esterilizado. Inicie o tratamento com a higienização das mãos e colocando o paciente em posição confortável. Isso feito, calce as luvas e retire o curativo anterior com cuidado. Se durante a remoção o curativo estiver aderido à ferida (grudado), aplique o soro fisiológico em jatos, removendo-o com delicadeza e, assim, evitando traumas e retrocessos no processo cicatricial. Despreze o curativo retirado juntamente com as luvas. Calce novas luvas.

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida. Aplique o curativo desejado, como, por exemplo, a membrana Membracel, conforme as instruções do fabricante e, logo após, faça o curativo secundário, com gaze e atadura de crepe (faixa), fixando-o com fita microporosa adesiva.

Todos os itens retirados do curativo anterior e os materiais descartáveis utilizados para a limpeza devem ser colocados em um saco plástico e descartados no lixo correto. Faça também a higienização dos objetos como tesoura e pinça, esterilizando-os. Repita o processo sempre que for fazer um novo curativo. Lembre-se: o acompanhamento de um profissional de saúde capacitado é importante para o sucesso no tratamento.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat