Conviver com uma ostomia pode parecer um bicho de sete cabeças no início, mas, aos poucos, a pessoa vai se adaptando a nova rotina e a bolsinha passa a ser apenas um detalhe no dia a dia.

 

Ter uma ostomia não é impeditivo para retomar as atividades e manter uma vida normal. É claro que a bolsinha exige uma atenção extra, mas com alguns cuidados é possível estudar, trabalhar, praticar esportes e ter uma vida social normal.

 

No post de hoje, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se sentir mais seguro e tirar de letra o convívio com familiares, colegas e amigos.

 

Bolsa de ostomia aplicada

Pessoas ostomizadas podem ter uma vida normal.

 

Cuide da sua alimentação

Manter uma dieta equilibrada é essencial para qualquer organismo. Se tratando de ostomia, essa dica é ainda mais importante.

Garanta que a sua dieta inclua proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos suficientes para uma alimentação saudável.

 

Novos alimentos devem ser “testados” aos poucos. Alguns alimentos são laxativos e deixam as fezes mais moles (ameixa, mamão, aveia, maçã, etc.). Outros, aumentam a produção de gases e podem causar desconfortos, como ovo, repolho, peixe e cebola. Portanto, esteja sempre atento à adaptação do seu organismo a cada alimento.

 

Lembre-se, também, de ingerir bastante líquido durante o dia. A ostomia elimina os líquidos do corpo com mais facilidade e é preciso manter boa hidratação.

 

Nesse post falamos mais sobre a relação dos alimentos com a ostomia.

 

Na escola ou no trabalho

Passado o período de recuperação da cirurgia e adaptação à bolsinha, o ostomizado pode retomar sua vida normal.

Voltar à escola ou ao trabalho pode parecer assustador, mas é possível lidar com a nova situação, tornando-a mais simples e confortável.

 

Você pode escolher contar ou não para os seus colegas e amigos sobre a nova condição. Essa é uma decisão que cabe apenas a você. Porém, lembre-se que a ostomia não é impeditivo para que você viva uma vida normal. E, além disso, tente pensar na ostomia como uma possibilidade de viver melhor e com mais qualidade.

 

Falar sobre a ostomia pode te ajudar a lidar com essa nova fase. Sem dúvida, seus amigos e familiares irão entender a situação e apoiá-lo sempre que necessário.

Converse com seus professores, colegas, gestores e outras pessoas próximas sobre as especificidades que bolsinha traz. Você, provavelmente, precisará ir ao banheiro diversas vezes ao longo do dia. Essa rotina fica muito mais tranquila se eles estiverem a par da situação.

 

Namorando com ostomia

Relacionamento. Esse é outro tema que deixa muito ostomizado assustado e inseguro. E esse sentimento é completamente natural, pois o estoma pode mudar a percepção que a pessoa tem do próprio corpo.

 

A nossa dica principal é: converse com o seu parceiro. Criar vínculos e estar em sintonia com o seu par torna tudo mais leve e descomplicado.

 

O relacionamento precisa ser confortável para os dois e, portanto, é preciso que ambos estejam cientes e seguros da situação. Abra seu coração, discuta seus medos e receios. Talvez o seu parceiro também tenha inseguranças e dúvidas. Juntos, vocês poderão aprender a melhor forma de lidar com a situação.

 

Quando o assunto é relação sexual, existem formas de se sentir mais seguro. Esvazie e higienize a bolsinha e certifique-se de que ela esteja bem fechada e fixa ao corpo. Faixas e cintas podem ajudar na fixação da bolsa ao abdome e garantir mais segurança para os momentos a dois. Camisolas e lingeries de cós alto podem ser uma boa opção para as mulheres que preferem esconder a bolsinha.

 

Viajando com ostomia

Viagens, de maneira geral, já exigem algum planejamento. Se você é ostomizado, vai precisar adicionar alguns cuidados extras à essa lista.

 

Leve sempre os materiais da ostomia com você. Se você vai viajar de avião, certifique-se de ter os itens necessários para uma troca emergencial de bolsa na bagagem de mão. Sempre leve uma quantidade extra de bolsas e materiais essenciais para o caso de uma emergência.

Veja aqui 9 dicas para viajar de avião.

 

Cuidado com comidas diferentes ou muito condimentadas. Como já falamos, o ideal é provar novos alimentos aos poucos para que, caso algum deles te faça mal, você possa administrar a situação tranquilamente.

 

Converse com o seu médico antes de viajar. Ele sabe as suas particularidades e é a melhor pessoa para avaliar a situação como um todo.

 

Quando sua viagem incluir praia, piscina ou cachoeira temos outras dicas. Sempre esvazie a bolsa antes de entrar na água e, de preferência, utilize uma placa nova, que garanta a função do adesivo. Use roupas de banho confortáveis e que te façam sentir seguro. Quando for possível, posicione a bolsinha por baixo da roupa de banho para que fique mais firme e confortável.

Veja como aproveitar o Verão sem complicações.

 

Modelos de bolsas de ostomia

Quando for viajar, sempre leve quantidades extras de bolsas e outros materiais necessários

 

Dicas para evitar os odores da bolsa de ostomia

Sem dúvida, essa é uma das principais inseguranças dos ostomizados. “Será que as pessoas estão sentindo algum cheiro?” ou “como vou esvaziar a bolsinha fora de casa sem passar por constrangimentos?”

Sabemos que essas dúvidas rodeiam a cabeça de muita gente e, por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a se sentir mais seguro e confiante.

 

Escolha corretamente o modelo da sua bolsa de ostomia

Hoje em dia, muitos fabricantes de bolsas de ostomia investem em tecnologias anti-odor. Além disso, a placa da bolsa deve ser cortada do tamanho exato do estoma. Isso evita infiltrações e vazamentos, o que acaba permitindo que o odor saia.

 

Evite deixar sua bolsa encher até a capacidade máxima

Procure sempre esvaziar a bolsinha quando ela estiver 1/3 cheia. Isso ajuda a evitar vazamentos e evita que a bolsa fique muito pesada, sobrecarregando a placa e deixando os odores passarem.

 

Mantenha bons hábitos alimentares

Já falamos que manter uma dieta equilibrada é importante para o organismo. Da mesma forma, é preciso prestar atenção em alguns outros pontos. Além de evitar alimentos que produzam gases, mastigar bem os alimentos e evitar falar enquanto fala são atitudes que também ajudam na prevenção dos gases.

 

Utilize o Gelificador da Vuelo a cada troca

Ao ser inserido dentro da bolsinha, o Gelificador para Bolsas de Estomias da Vuelo Pharma aromatiza as fezes, combatendo os odores. As cápsulas possuem óleo essencial de lavanda, que deixam o ostomizado mais seguro para esvaziar a bolsinha em qualquer lugar, mesmo em banheiros de uso coletivo. Além disso, como o próprio nome já diz, o Gelificador gelifica os líquidos presentes na bolsa, evitando infiltrações e vazamentos e facilitando o esvaziamento da bolsinha.

Veja aqui e aqui depoimentos de pessoas que não deixam de usar o Gelificador da Vuelo Pharma.

 

Aplicação do Gelificador para Bolsas de Ostomia

Após inserir o Gelificador no interior da bolsa de ostomia, as cápsulas aromatizam e gelificam as fezes

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO