Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Muitas coisas mudam na rotina de um recém-ostomizado. “Vou precisar restringir minha dieta?” Essa é uma das principais dúvidas após a cirurgia de criação de um estoma.

Embora a ostomia em si não exija uma dieta restritiva, é importante saber que existem alimentos que causam gazes e outros que aumentam o odor das fezes, por exemplo.

Separamos algumas dicas para que você, ostomizado, se sinta seguro com os alimentos da sua dieta e compreenda quais alimentos podem amenizar o odor da bolsa de ostomia.

Equilíbrio

Manter uma dieta equilibrada e rica em frutas, verduras e legumes é importante para o funcionamento de qualquer organismo. Vamos manter isso em mente, ok?

Alimentação influencia no odor da bolsa de ostomia

Manter uma dieta equilibrada é essencial para o bom funcionamento do organismo

 

Beba água

Da mesma forma, a água é importantíssima para o funcionamento do nosso organismo. No caso dos ostomizados é ainda mais essencial, pois o estoma acaba liberando com mais facilidade o líquido do corpo. Mantenha uma garrafa de água por perto e lembre de se hidratar bastante ao longo do dia.

Pós-cirúrgico

Após a cirurgia de criação do estoma, seu corpo ainda estará se adaptando a nova situação. É importante testar os alimentos aos poucos e separadamente. Se seu organismo não se der bem com um desses alimentos, ficará mais fácil de identificar.

Evite…

Bebidas gaseificadas, brócolis, feijão, laticínios, repolho, alho, peixe e alimentos com muitos condimentos.

Procure ingerir…

Pêssego, maçã, pêra, banana-maçã, cenoura, espinafre e chuchu ajudam a amenizar o odor das fezes. Além disso, procure manter uma dieta equilibrada, contendo carboidratos, proteínas, fibras e vitaminas.

Alimentos para amenizar o odor da bolsa de ostomia

Alguns alimentos ajudam a amenizar o odor das fezes

 

Fácil digestão fácil

Alimentos de fácil digestão evitam os odores e a produção excessiva de gases.

Outras dicas

Outra grande preocupação de alguns ostomizados é com relação ao odor da bolsinha. Veja abaixo algumas dicas vão te ajudar a se sentir mais seguro com relação a esse assunto.

1 – Escolha bolsas cujo material de fabricação seja mais espesso, de forma que crie uma barreira física para reter o odor.

2 – Verifique se a placa está bem aderida à pele. Pequenos espaços podem causar infiltrações e originar mau cheiro.

3 – Seja cuidadoso com a higienização da bolsinha, como esvaziá-la antes que fique completamente cheia. Sempre que possível, limpe o interior da bolsa com água.

Dica de ouro!

A cada higienização, insira de 2 a 3 cápsulas do Gelificador Vuelo no interior da bolsa de ostomia. As cápsulas contêm óleo essencial de lavanda que aromatizam as fezes e ajudam a controlar o odor da bolsa de ostomia. Além disso, o Gelificador também evita vazamentos e infiltrações, promovendo mais segurança ao ostomizado.

Veja nesse vídeo como aplicar o Gelificador para Bolsas de Estomia a Vuelo Pharma.

 

Gelificador para Odor da bolsa de ostomia

O Gelificador aromatiza as fezes armazenadas pela bolsa de ostomia e, ainda, ajuda a evitar vazamentos e infiltrações

COMMENT THIS PUBLICATION