Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Ah o Verão… A estação mais quente do ano exige cuidados extras com o nosso corpo, por dentro e por fora. A mudança de rotina traz uma combinação de fatores que podem prejudicar a saúde, levando a quadros preocupantes, como desidratação do organismo.

Nessa época, além da perda de água através do suor, a pele fica exposta a uma série de agentes, como sol, mar e piscina. Se não redobrarmos os cuidados, esses excessos podem levar à desidratação.

Separamos algumas dicas para te ajudar a manter o organismo bem hidratado e aproveitar o Verão com tudo de bom que ele oferece.

 

Alimentação

De maneira geral, no Verão estamos mais dispostos a ingerir frutas, verduras, saladas e outros alimentos saudáveis. Aposte em alimentos com alto teor de água e fibras (frutas e legumes) e baixo teor de carboidratos. Isso ajuda a manter o organismo hidratado, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.

 

Além disso:

     _Dê preferência para alimentos naturais e preparados na hora;

     _Cuide com a conservação dos alimentos;

     _Evite alimentos gordurosos, com muito sal ou condimentos;

     _Não exagere na ingestão de bebidas alcóolicas.

 

Alguns alimentos podem ser excelentes aliados na prevenção aos danos causados pelo sol. Cenoura, abóbora, mamão, beterraba e maçã, por exemplo, possuem ótima ação antioxidante e ajudam na proteção solar.

 

Prato de salada para o verão para evitar desidratação

No Verão, dê preferência para alimentos leves e frescos.

 

Pele

O uso do filtro solar deve ser intensificado nessa época, reaplicando-o com mais frequência (principalmente quando entrar na água ou em casos de muita transpiração).

Mas os cuidados com a pele vão além das queimaduras solares. Ficar com roupas molhadas por muito tempo pode provocar micoses e infecções. Além disso, o calor aumenta os índices de dermatites e outras alergias na pele.

 

Dica de ouro: o Spray de Barreira forma uma película de silicone que protege a pele por até 72 horas. Evita dermatites e outras alergias de contato. O spray pode ser aplicado, inclusive, na pele já lesionada sem causar ardência ou desconforto.

 

Como no Verão é normal usarmos roupas mais leves e curtas, é preciso redobrar os cuidados com a exposição da pele ao sol. Quando for se expor ao sol, invista em barracas, chapéu, protetores solar e roupas com tecidos especiais que protegem contra os raios UV.

 

Outras dicas:

     _Sempre que for sentar na areia ou na grama, cubra o local com uma toalha ou canga para evitar contaminações;

     _Crianças e idosos têm a pele mais sensível. Recomenda-se dois banhos por dia (um pela manhã e outro à noite);

    _Para evitar o ressecamento da pele, a água do banho deve ser fria ou morna;

    _Diariamente, aplique hidratante em todo o corpo.

 

Mulher hidratando a pele no verão para evitar desidratação

Use cremes hidratantes todos os dias.

 

Hidratação

Para evitar desidratação, é importante aumentar a ingestão de água, sucos naturais e frutas com alta concentração de água e baixo índice glicêmico, como melão, uva, pera, abacaxi e maçã.

Refrigerantes e sucos de caixinha devem ser evitados, pois contém altos níveis de açúcar e conservantes que são prejudiciais à saúde.

 

Cicatrizes

Sempre proteja cicatrizes da exposição solar, principalmente as mais recentes. Além do risco de escurecimento da pele da região, em casos mais graves, a exposição solar em excesso pode levar ao desenvolvimento de tumores.

A proteção pode ser feita com filtro solar e, ainda, por meio de barreiras físicas (como adesivos ou esparadrapos).

 

Cicatriz no verão desidratação

Proteja as cicatrizes dos raios solares.

 

Cá entre nós, esses são cuidados simples e ao alcance de qualquer um, certo? Redobrar a atenção com o corpo nessa época do ano mantém o bom funcionamento do organismo e garante férias saudáveis. Vale a pena se dedicar 😉

Já que estamos falando em Verão, leia também o nosso post sobre queimaduras comuns nessa época do ano.

 

COMENTE ESTA PUBLICACIÓN