BLOG > 

Feridas de pele podem comprometer a qualidade de vida de idosos

Feridas de pele podem comprometer a qualidade de vida de idosos

Publicação: 1 de outubro de 2014

Última modificação: 4 semanas atrás

Veja como feridas na pele impactam a qualidade de vida dos idosos e conheça cuidados essenciais para prevenção e tratamento eficaz.
Feridas de pele podem comprometer a qualidade de vida de idosos

Idosos são os que mais sofrem com lesões de pele. Isso porque com o passar do tempo, a pele perde elasticidade e fica mais fina, tornando-se mais suscetível a lesões por agressões externas. Além disso, na terceira idade acontece também a diminuição dos vasos sanguíneos, das glândulas sebáceas e sudoríparas, prejudicando a função imunológica e favorecendo infecções. Pessoas com diabetes, hipertensão arterial, problemas circulatórios, fumantes e obesos estão ainda mais propensos a desenvolver lesões de pele.

Feridas de pele podem comprometer a qualidade de vida de idosos
Em fases avançadas do diabetes, úlceras e infecções nos pés são comuns – Foto: Adobe Stock

As úlceras são o tipo de lesão de pele mais frequente e podem indicar diversas doenças ou ser resultado de quedas e batidas.

Além de causar dor e desconforto, se não forem cuidadas adequadamente, tornam-se um problema crônico e podem comprometer a qualidade de vida do idoso”, observa o enfermeiro estomaterapeuta da Membracel, Antônio Rangel.

As úlceras varicosas ou venosas são causadas pela má circulação nos membros inferiores. Já as úlceras por pressão, popularmente conhecidas como escaras, são as lesões provocadas pela pressão mantida sobre a pele por um período prolongado em razão da falta de mobilidade, que é o principal fator desencadeante.

Os idosos muitas vezes estão acamados ou têm dificuldade de locomoção, por isso o aparecimento das úlceras por pressão é bastante comum

Esse tipo de lesão necessita de cuidados imediatos logo após seu aparecimento, quando apresenta um vermelhidão na pele conhecido como eritema. Manter uma alimentação equilibrada, hidratar bem a pele, realizar a movimentação do idoso com mudança de posição a cada três horas e prevenir traumas que possam romper a pele são algumas formas de cuidado.

Pessoas com a mobilidade comprometida precisam de assistência constante”, ressalta Rangel.

Feridas de pele podem comprometer a qualidade de vida de idosos
A membrana regeneradora acelera a cicatrização da pele – Foto: Vuelo Pharma

Quando o assunto são os tratamentos, o uso do curativo Membracel tem mostrado resultados bastante satisfatórios. A membrana possui as características de curativo ideal: possibilidade de drenagem das secreções, o fato de não deixar resíduos, não causar alergia em contato com a pele e necessitar de trocas menos frequentes.

Agora que você já sabe como as feridas de pele podem comprometer a qualidade de vida de idosos, entenda a diferença entre feridas crônicas e agudas.

Você será direcionado ao site de nosso parceiro oficial onde poderá comprar online os produtos da Vuelo Pharma com toda segurança.

MAIS POSTS

© 2025 All Rights Reserved.

Gostou do nosso conteúdo?

Nos ajude a entender melhor quem é você! Assim conseguimos entregar conteúdos cada vez mais úteis

"*" indica campos obrigatórios

Quem é você?

MEMBRACEL

Membrana Regeneradora Porosa

GELIFICADOR

Para Bolsas de Estomia

SPRAY DE BARREIRA

Protetor Cutâneo