Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O enfermeiro estomaterapeuta é um profissional importante em diversas situações e tratamentos médicos que se referem à pele. Mas o que é essa especialidade?

 

O que é estomaterapia?

A Estomaterapia é a especialidade voltada para assistência de pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres, drenos, incontinências (anal e urinária) e feridas agudas e crônicas.

 

Esse profissional atende o paciente no que diz respeito aos aspectos preventivos, terapêuticos e, principalmente, quanto à reabilitação, visando sempre a melhor qualidade de vida.

 

O estomaterapeuta une esforços para garantir a integridade da pele, buscando os melhores tratamentos e alternativas para cada caso específico. Adota perspectivas de atendimento holístico, avaliando o ser humano como um todo e utilizando raciocínio e julgamento clínico com base nas mais avançadas evidências científicas.

 

Enfermeiro realizando curativo no braço do paciente

O estomaterapeuta cuida da integridade da pele

 

Estomaterapeuta e feridas

Nos casos de feridas crônicas, o acompanhamento do estomaterapeuta é importante porque, além de avaliar qual o tratamento mais adequado, o profissional orienta o paciente e sua família sobre higiene, curativos, cuidados especiais com a lesão e observação da evolução do tratamento.

 

Estomaterapeuta e estomizados

No caso de pessoas estomizadas, o estomaterapeuta tem papel fundamental na adaptação e reabilitação com a bolsa de estomia, pois identifica as necessidades e dificuldades do dia a dia com a bolsa coletora.

Ou seja, cabe a esse profissional orientar quanto ao autocuidado e aceitação da nova situação, além de auxiliar na prevenção e detecção de alterações e disfunções que podem levar a possíveis complicações.

 

Estoma em colostomia

O estomaterapeuta é o profissional indicado para cuidar de estomias

 

Estomaterapeuta: um profissional que vai além

Por vezes, a relação entre o paciente e o enfermeiro estomaterapeuta vai muito além do tratamento tópico.

Os maiores problemas encontrados por pessoas que sofrem de lesões de pele ou convivem com a bolsa de estomia são relacionados às questões psicossociais, como a dificuldade de aceitar a situação e até mesmo a vergonha de se socializar.

Por isso, também é papel do estomaterapeuta auxiliar na manutenção da autoestima e da autoimagem, proporcionando segurança para realização das atividades do dia a dia, fortalecendo a confiança para o convívio em sociedade e estimulando o retorno a diversas atividades, fatores que aumentam expressivamente a qualidade de vida.

 

A Vuelo Pharma reconhece a importância desse profissional e parabeniza todos os estomaterapeutas pela dedicação e atenção ao próximo. Promover o bem estar faz com que os bons momentos possam voltar a ser frequentes e compartilhados com os amigos e a família.

COMENTE ESTA PUBLICACIÓN