Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Ah as férias, o Verão, o sol… Sem dúvidas, pra muita gente, essa é a combinação perfeita. Viemos aqui confirmar que você, ostomizado, pode SIM aproveitar a estação mais quente do ano com tudo que ela oferece, inclusive praia e piscina.

É claro que a ansiedade e preocupações relacionadas a possíveis acidentes com a bolsa de ostomia podem surgir. Mas separamos algumas dicas de ouro para que você possa se divertir sem medo de ser feliz.

 

Ostomizado na piscina

Com alguns pequenos cuidados, ostomizados podem aproveitar tudo o que o Verão oferece

 

Bolsa de ostomia na praia ou piscina

Utilizar os produtos e acessórios corretos ajuda a manter a bolsa fixa e segura, o que, consequentemente, te deixa mais tranquilo para aproveitar o dia.

Antes de tudo, verifique se que a placa da bolsa é à prova d´água. Caso não seja, você pode reforçar a fixação da bolsa com fitas adesivas ao redor da placa. Dessa forma, a base terá mais aderência e resistência à água e você poderá curtir sem medo.

 

Sempre esvazie a bolsa antes de entrar na água. Isso aumenta o tempo que você poderá ficar dentro da água sem se preocupar com a capacidade da bolsinha. Além disso, trocar a bolsa antes é uma garantia de que o adesivo da placa está novo e com boa aderência.

 

 

Outra dica importantíssima: tenha sempre à mão um kit de emergência, contendo bolsa e placa novas, garrafa d´água, tesoura, toalha e outros materiais que costuma usar.

 

Caso se sinta mais confortável sem mostrar a bolsinha, algumas táticas e peças de roupas específicas podem ajudar. Biquínis, sungas, bermudas e outras peças de cintura alta, além de darem a sensação de mais segurança, sobrepõem e escondem a bolsa de ostomia. Maiôs, cintas e faixas também podem ser boas opções. Dê preferência para tecidos escuros ou estampados que deixam a bolsinha ainda mais discreta.

 

Dica de biquini para ostomizado

Biquinis do tipo «hot pant» ajudam na fixação e discrição da bolsinha

 

Quando for à praia, procure ficar próximo de quiosques ou locais que possuam banheiros. Dessa forma, quando precisar, terá fácil acesso para higienizar ou trocar a bolsinha.

 

Dicas extras

Sua saúde também precisa de cuidados especiais.

     _Hidrate-se: como o funcionamento do intestino do ostomizado é involuntário, é normal perder mais líquido. É muito importante beber entre 2 e 3 litros de água todos os dias. Sucos naturais e água de coco também são ótimas opções para hidratar o organismo.

     _Alimentação: no verão, procure manter uma dieta equilibrada, composta de frutas e outros alimentos leves. Fique atento aos alimentos que produzem gazes, prendem ou soltam o intestino. Veja aqui quais são esses alimentos.

     _Gelificador para Bolsas de Estomia: o calor pode fazer com que o intestino funcione mais vezes e as fezes fiquem mais líquidas. Além de aromatizar o conteúdo da bolsinha, as cápsulas gelificam os líquidos, evitando vazamentos e infiltrações. Quadros graves de diarreia devem ser comunicados ao médico imediatamente, pois há risco de desidratação.

     _Cuidados com a pele periestoma: quando for trocar a placa da bolsa, lave a região periestoma com água morna ou fria, seque bem e aplique o Spray de Barreira. Além de ajudar na aderência da placa, isso ameniza a coceira e irritação da pele. Fique atento: ao menor sinal de infiltração, troque a placa o mais breve possível.

 

Ostomizando aplicando Spray de Barreira

O Spray de Barreira protege a pele ao redor do estoma

 

Essas dicas são válidas para casos em que não haja restrição médica para entrar na água ou tomar sol. Em casos de ostomia recente, é importante consultar o médico a fim de garantir que as férias e a mudança de rotina não irão prejudicar o estoma.

 

Com os cuidados acima, as férias têm tudo para serem inesquecíveis!

E você? Qual a sua dica de ouro para curtir o Verão sem medo? Conta pra gente 😉

 

COMENTE ESTA PUBLICACIÓN