Escoriações são lesões simples, que ocorrem na camada mais superficial da pele, sem perda ou destruição do tecido. No geral, o sangramento é pequeno, porém podem ser muito dolorosas porque as terminações nervosas ficam expostas. Na maioria dos casos, esse tipo de ferimento acontece devido a materiais cortantes, quedas ou arranhões. Apesar de serem lesões simples e, na maioria dos casos, não apresentarem risco, se não tratadas adequadamente podem se agravar e tornar o tratamento mais complexo.

Menino com o cotovelo ralado e escoriações

Como tratar?

O primeiro passo é analisar a gravidade e o tipo do ferimento. Se houver sangramento abundante (como no caso de cortes), estanque o sangue comprimindo a região afetada com um pano limpo. No caso de cortes profundos, é imprescindível procurar imediatamente o serviço de saúde. Em ralados e lesões em que ocorre a perda da pele, o primeiro passo é limpar a região afetada.

Antes de tudo, lave bem as mãos com água e sabão – essa medida evita que a lesão seja contaminada por organismos prejudicam o tratamento. Na sequência, lave a região afetada com água corrente e sabão neutro. Nessa etapa, é importante retirar qualquer resquício de grama, terra, asfalto ou outro corpo estranho que possa ter ficado no ferimento.

Após a limpeza, é necessário cobrir a lesão com um curativo, para evitar o ressecamento e diminuir o risco de contaminação. A Membrana Regeneradora Porosa Membracel é uma excelente opção, pois protege as terminações nervosas e diminui significativamente a dor já na primeira aplicação. Em lesões simples, geralmente, uma única membrana é necessária para a cicatrização total da pele, o que minimiza os desconfortos relacionados às trocas do curativo e diminui os gastos do tratamento.

Cuidados adicionais

Mesmo que o ferimento seja simples, é importante ficar atento a alguns sintomas que podem indicar infecção, como vermelhidão e aumento da temperatura da pele ao redor da lesão. Caso perceba alguma dessas alterações, procure um médico ou enfermeiro.

Nunca, em hipótese alguma, utilize pó de café, açúcar, manteiga, pasta de dente ou qualquer outro produto caseiro no tratamento. Além de dificultar a avaliação da lesão, esses itens podem contaminar a região e complicar a cicatrização da pele.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO