0310 - Dia mundial Ostomizados Membracel

Estomia é a cirurgia realizada em situações delicadas, em que o paciente, por motivos diversos, precisa ter o caminho de um órgão desviado. Por exemplo, em algumas situações o tratamento de câncer exige que uma parte do intestino seja inativada ou retirada. Dessa forma, o médico cria um orifício na parede abdominal – chamado de estoma – e desvia o curso dos fluídos corpóreos para uma bolsa coletora.

Mesmo com a utilização da bolsa, o estomizado pode manter uma vida normal, porém, tomando determinados cuidados e ajustando alguns hábitos. É preciso manter uma higiene rigorosa, realizando a limpeza ou troca periódica da bolsa e cuidando sempre para manter a integridade da pele ao redor do estoma. Por isso, em situações como ir jantar com os amigos ou comparecer a encontros sociais, é indicado realizar a higienização da bolsa antes de sair de casa para evitar preocupações.

Tudo o que comemos influencia diretamente no funcionamento do nosso corpo, dessa forma é necessário dar atenção especial para a alimentação. Existem alimentos que causam reações diversas, como aumento de gases, por exemplo. É importante, portanto, construir uma dieta balanceada, rica em fibras (frutas, verduras e legumes) e com pouco consumo de gorduras e açúcares. Além disso, é imprescindível beber, pelo menos, 10 copos d´água por dia. Como cada organismo tem suas necessidades, é recomendado o acompanhamento de um nutricionista.

Apesar das adaptações necessárias, o estomizado pode manter uma vida comum. Viajar, trabalhar, estudar, pedalar, namorar, ir à praia… Essas e outras atividades podem ser realizadas naturalmente. A cirurgia para construção do estoma salva vidas e muitas vezes é reversível, o que permite ao indivíduo retomar sua vida normal.

Novos produtos

A Membracel, que em breve passará a se chamar Vuelo Pharma, está desenvolvendo dois novos produtos voltados para pessoas estomizadas: o Gelificador para Bolsas de Estomia e o Spray de Barreira. O primeiro solidifica e aromatiza o conteúdo da bolsa, proporcionando mais segurança e conforto para as atividades do dia a dia. Já o Spray de Barreira forma uma película que protege a pele por até 72 horas, evitando lesões decorrentes do adesivo da bolsa e de sucos digestivos. Os produtos estarão disponíveis no mercado no final do mês de outubro.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat