2510 - Dia M. Consci. EB

A Epidermólise Bolhosa (EB) é uma doença rara, com causa genética e não contagiosa. A pele e as mucosas do portador de EB são muito frágeis, o que faz com que surjam bolhas e feridas em resposta ao menor atrito ou trauma. A formação de bolhas e erosões pode surgir em qualquer parte do corpo exposta a atritos, ocorrendo, geralmente, nas mãos e nos pés. As lesões causadas pela EB podem ter como conseqüências cicatrizes como as de queimaduras, redução da abertura bucal, estreitamento do esôfago, anemia, junção dos dedos dos pés e das mãos (sinéquia) e queda do cabelo por lesões no couro cabeludo.

A EB ainda não tem cura e, portanto, a prevenção de traumas e a escolha pelo tratamento ideal é o melhor caminho para amenizar os sintomas, minimizando a dor e melhorando a qualidade de vida. É fundamental utilizar produtos que estimulem a cicatrização e diminuam a manipulação da área lesionada, prevenindo infecções. O tratamento por meio do curativo feito com a Membrana Regeneradora Porosa Membracel tem se mostrado uma excelente alternativa, já que acelera o processo cicatricial e diminui instantaneamente a dor.

O paciente portador de EB necessita de cuidados constantes, como a limpeza dos ferimentos, a troca dos curativos primários, fisioterapia e, normalmente, a utilização de curativos secundários que promovem a proteção contra novas lesões, como os produtos a base de silicone.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat