Dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. Com o tema “Aumento de impostos sobre produtos de tabaco”, a campanha desse ano pretende mobilizar a sociedade a estimular o governo a adotar essa medida com o objetivo de diminuir o consumo.

Em paralelo, pesquisadores do mundo inteiro continuam investigando os efeitos do tabaco no organismo e as possíveis formas de combater a dependência. Um dos estudos mais recentes publicados no início deste ano pela revista British Medical Journal mostra que abandonar o cigarro contribui para o bem-estar mental e tem um efeito semelhante ao dos antidepressivos utilizados para tratar ansiedade ou transtornos de humor, rebatendo as teorias de que o cigarro tem qualidades antiestressantes e relaxantes.

Para quem busca parar de fumar, é importante ressaltar que um tratamento efetivo para combater a dependência deve envolver os aspectos físicos da abstinência; psicológicos,  desvinculando o cigarro de emoções como alegria ou tristeza e comportamentais, como fumar enquanto toma café ou dirige.

Mais informações sobre a campanha: http://www.inca.gov.br

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat