Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Você conhece alguém que fez uma cirurgia e, no pós-operatório, teve os pontos abertos?

Essa situação é chamada de deiscência e pode acontecer por vários motivos, mas, em especial, pelo excesso de esforço físico antes da liberação médica.

 

É muito importante respeitar todas as orientações médicas no período pós-cirúrgico, pois qualquer pequeno esforço ou movimentação errada pode causar a abertura dos pontos.

 

Na maioria dos casos, depois que um ponto se rompe, o médico não pode fechar novamente o corte. Dessa forma, a cicatrização passa a ser muito mais lenta e complexa.

 

Ponto de cirurgia plástica

 

O que causa pontos abertos?

Diversos motivos podem levar à abertura dos pontos, mas a principal causa é o aumento da pressão sobre o local da cirurgia. Esforço físico em excesso ou até mesmo quadros de tosse ou espirros frequentes podem levar à essa situação.

 

Outros fatores também podem aumentar as chances de deiscência:

     – Não manter o corte limpo;

     – Não proteger o local da ferida;

     – Suturas muito apertadas ou muito frouxas;

     – Traumas na área do corte;

     – Obesidade;

     – Tabagismo;

     – Idade avançada;

     – Doenças pré-existentes: diabetes, doença renal, hipertensão, etc.

     – Uso de esteroides;

     – Uso de corticoides em altas doses ou a longo prazo;

     – Deficiência grave de vitamina C.

 

Mão de mulher segurando cigarro

 Fumantes têm mais chances de desenvolverem deiscência

 

Quais são os cuidados com pontos abertos?

Dependendo do tipo da cirurgia, da quantidade de pontos abertos e da extensão do corte, a deiscência pode se tornar uma situação grave.

Portanto, se a ferida cirúrgica abrir, é importante manter o local limpo e protegido e procurar o cirurgião o mais rápido possível.

 

Após avaliar cautelosamente a situação, o médico irá indicar o melhor tratamento. Alguns produtos aceleram a cicatrização da pele e ajudam a tornar a cicatriz mais amena, como é o caso da Membrana Regeneradora Porosa Membracel. Por conter poros, a membrana permite a drenagem do excesso de exsudato (secreção da ferida) e favorece as trocas gasosas. Esses fatores auxiliam na formação do tecido de granulação e tornam o processo de cicatrização mais rápido.

 

Membrana de celulose para cicatrização de pontos abertos

A Membracel é indicada para casos de deiscência, pois acelera a cicatrização da pele

 

Em alguns casos, o médico pode optar por iniciar tratamento com antibiótico para eliminar uma possível infecção e analgésico para alívio da dor. Casos mais graves podem exigir que o paciente volte ao centro cirúrgico para limpeza e fechamento da ferida.

 

Como prevenir pontos abertos?

Embora rara, a deiscência pode ocorrer em diversos tipos de cirurgia, como abdominoplastia e mamoplastia. No período após a cirurgia, cuidar do corte é essencial para evitar que os pontos abram.

 

Veja abaixo outras dicas para evitar a deiscência dos pontos:

1 – Não faça esforço físico durante as 2 primeiras semanas ou até que o médico libere. Peça ajuda para realizar as tarefas em casa, inclusive as mais simples, como tomar banho, deitar e levantar da cama.

2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções. Para tomar banho, proteja o local do corte com material impermeável (como filme plástico).

3 – Se for preciso fazer algum movimento que aumente a pressão no corte, como tossir, espirrar, rir ou vomitar, posicione a mão sobre o corte e aplique pressão para manter os pontos seguros.

4 – Se a cirurgia for no abdômen, é importante manter o bom funcionamento do intestino. A prisão de ventre aumenta a pressão na barriga e acaba forçando os pontos. Beber, no mínimo, 2 litros de água por dia, além de manter uma dieta rica em fibras, frutas e legumes, é essencial para ajudar na cicatrização.

 

A abertura dos pontos pode se tornar uma complicação grave, já que aumenta o risco de infecções e dificulta a cicatrização da pele.

Não dê bobeira! Deiscência é considerada uma emergência cirúrgica. Avise seu médico o mais rápido possível para que ele possa indicar o melhor tratamento e acompanhar o andamento da cicatrização.

 

Conheça a história da Membracel.

COMENTE ESTA PUBLICACIÓN