Quem usa bolsa de estomia sabe que o calor exige alguns cuidados adicionais com a pele e o estoma, além de trocas mais frequentes. Mas será que o frio também pede mais atenção? Com a chegada do outono, as temperaturas começam a diminuir e é importante estar informado sobre o assunto.

Segundo o enfermeiro estomaterapeuta da Vuelo Pharma, Antônio Rangel, ao contrário do verão, o inverno não exige cuidados extras com o estoma. “Nas altas temperaturas o intestino funciona mais e a estomia pede mais atenção. Porém, isso não acontece em dias mais frios. O funcionamento do estoma e os cuidados diários deverão ser mantidos para evitar complicações”, destaca o enfermeiro.

Por outro lado, o inverno exige cuidados gerais com o corpo. Manter a pele hidratada é um deles. De acordo com o estomaterapeuta, “a hidratação da pele é importante, porém, é preciso ficar atento quanto aos produtos utilizados. A pele periestoma pede produtos específicos para estomia, como o Spray de Barreira”. Além do mais, passar cremes e loções na pele próxima ao estoma pode prejudicar a aderência da placa e fazer com que a bolsa descole.

O que é estomia?

Bolsa de estomia

Estomizada é a pessoa que passou por um procedimento cirúrgico para a criação de uma abertura abdominal (estoma), que passa a conectar o intestino ou os condutos urinários ao meio externo. A partir de então, os fluidos corpóreos (fezes ou urina) são coletados por uma bolsa externa. Esse desvio do fluxo intestinal pode ser reversível (quando é temporário) ou permanente. A bolsa é necessária pois, após a criação do estoma, o fluxo intestinal ou urinário passa a ser involuntário. Portanto, é necessário que a bolsa esteja sempre acoplada ao estoma, coletando o conteúdo sempre que o estoma funcionar. Os tipos de estomia são definidos de acordo com a localização do estoma:

  • Colostomia: estoma criado no intestino grosso;
  • Ileostomia: estoma criado no intestino delgado;
  • Urostomia: estoma criado a partir dos ureteres, da bexiga ou rim.

  O Gelificador para Bolsas de Estomia é uma opção que busca promover mais segurança ao estomizado. As cápsulas gelificam o conteúdo da bolsa, evitando vazamentos e infiltrações. Além disso, contém óleo essencial de lavanda, o que promove mais segurança para que o estomizado higienize a bolsa em qualquer lugar, mesmo fora de casa.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat