Se você é estomizado ou convive com alguém que possui um estoma pode ser que já tenha ouvido falar em “granuloma”. Além de manter bons cuidados diários, é importante saber por que granulomas surgem e como evitar esse tipo de lesão.

 

Veja abaixo como lidar com esse incômodo.

 

O que é granuloma?

São pequenas lesões que aparecem na pele periestoma ou na mucosa ao redor do estoma.

Geralmente, têm aspecto de pequenos nódulos, podem ter cor acinzentada ou vermelha e medir entre 2 mm e 10 mm de altura.

São mais comuns em urostomias, mas, também, podem ocorrer em ileostomias e colostomias.

 

Granuloma em estomia

Fonte: Pacientes Ostomias

 

Por que o granuloma surge?

De maneira geral, granulomas são reflexo de cicatrizações recorrentes na mesma área, principalmente por conta do atrito da bolsa de estomia.

 

Granuloma causa dor?

Alguns granulomas podem causar dor e sangramentos. Outros, não causam desconforto algum. Dependendo do tamanho e do formato, o granuloma pode influenciar na aderência da bolsa, causando vazamentos.

 

Como evitar?

Os granulomas surgem pelo atrito da bolsa e devido ao contato do conteúdo armazenado por ela (fezes ou urina). Por isso, é importante proteger a pele periestoma sempre que a troca da placa for realizada.

O Spray de Barreira Vuelo é indicado para essas situações, pois forma uma película protetora, que impede que a urina ou as fezes entrem em contato com a pele. Ou seja, o Spray de Barreira forma uma camada que evita que a pele seja lesionada.

 

Aplicação do Spray de Barreira em ostomia

O Spray de Barreira Vuelo protege contra granulomas

 

Posso usar o Spray de Barreira com a pele já lesionada?

Mesmo já havendo a presença de granulomas, o Spray de Barreira impede que o exsudato (secreção das feridas) fique em contato direto com a pele, evitando o agravamento das lesões.

 

Tratamento

O tratamento pode variar de caso para caso, por isso, é importante procurar o estomaterapeuta ou médico logo que alterações forem percebidas na pele ou no estoma. Em algumas situações, o tratamento é realizado em consultório, como é o caso da cauterização com nitrato de prata é necessária.

 

Por que devo ir ao estomaterapeuta?

O acompanhamento do estomaterapeuta contribui diretamente no cuidado do estoma. Ele ajuda a identificar sintomas e fatores que podem comprometer a integridade da pele, além de orientar sobre os cuidados diários, melhorando a qualidade de vida.

Dessa forma, é importante a avaliação do profissional da saúde para que a escolha do método de tratamento seja acertada, evitando complicações futuras.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat