Queimaduras térmicas são lesões traumáticas causadas por fontes de calor, como:

     – Fogo

     – Líquidos ferventes

     – Vapores

     – Objetos quentes

     – Excesso de exposição ao sol

 

As queimaduras podem atingir a pele e seus anexos (pelos, unhas e glândulas) e danificar desde as camadas superficiais às camadas mais profundas, podendo atingir músculos, tendões e até ossos.

A gravidade das queimaduras térmicas é determinada de acordo com a profundida e comprometimento da área afetada. Veja abaixo a definição de queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau.

 

Criança olhando para o fogão

Queimaduras térmicas são aquelas causadas por fontes de calor

 

Graus da queimadura

Como a classificação das queimaduras é feita com base na complexidade e comprometimento da área afetada, cada tipo de queimadura exige um cuidado específico.

     – Queimadura de 1º grau: são lesões superficiais. As características principais são vermelhidão, inchaço e dor, que pode variar de leve a moderada. Não há surgimento de bolhas e a pele não se desprende. Após a cicatrização, a pele pode ficar escurecida, mas voltará ao normal com o tempo.

     – Queimadura de 2º grau: afeta a primeira e a segunda camada da pele (epiderme e derme). O surgimento de bolhas é comum, assim como o desprendimento total ou parcial da pele e, portanto, causa dores mais intensas.

    – Queimadura de 3º grau: são lesões graves e que podem ser fatais. Ocorre a destruição total de todas as camadas de pele. De tão profundas, danificam as terminações nervosas e, geralmente, são indolores. A área afetada pode ficar esbranquiçada ou escurecida. Esse tipo de queimadura deixa cicatrizes e pode comprometer a movimentação do membro.

 

graus de queimaduras de pele

 

Dicas para evitar queimaduras térmicas?

     1 – Nas Festas Juninas, nunca permita brincadeiras com fogueiras, balões ou fogos de artifício;

     2 – Cozinhe com os cabos das panelas virados para dentro do fogão para não esbarrar;

     3 – Nunca manipule produtos inflamáveis próximo de chamas ou fontes de ignição;

     4 – No frio, cuidado com aquecedores, lareiras e caldos quentes;

     5 – Não mexa em panelas se estiver com criança no colo;

     6 – Evite usar toalhas de mesa compridas que podem ser puxadas derrubando líquidos e alimentos quentes.

 

O que fazer em caso de queimadura térmica?

A primeira atitude a ser tomada é colocar a queimadura embaixo de água corrente em temperatura ambiente. Isso resfriará a região e interromperá o processo de queimadura. Atenção! Nunca aplique gelo na queimadura. Isso pode piorar o ferimento.

Após resfriar a área afetada, avalie o grau da queimadura. Queimaduras térmicas de 2º e 3º graus necessitam de atendimento médico e, portanto, deve-se procurar o pronto atendimento. Nesses casos, a avaliação do profissional de saúde é imprescindível para indicação do tratamento correto.

Nunca passe produtos caseiros (como margarina, café e pasta de dentes ) em queimaduras. A utilização desses produtos dificulta a avaliação do profissional de saúde e, além disso, pode contaminar a ferida.

 

Tratamento com Membracel

A Membrana Regeneradora Porosa Membracel apresenta excelentes resultados no tratamento de queimaduras de 2º grau, pois mantém a umidade natural da lesão e, por conter poros, favorece as trocas gasosas. Esses fatores aceleram a cicatrização, pois estimulam a formação do tecido de granulação, etapa essencial do processo de reepitelização.

 

A Membracel acelera a cicatrização de queimaduras térmicas

A Membracel diminui a dor e acelera a cicatrização da pele

 

Outros tipos de queimaduras

Além das queimaduras térmicas, outros tipos de queimaduras ocorrem com frequência. São elas:

  • Queimaduras químicas: provocadas por substância química ao entrar em contato com a pele ou, até mesmo, as roupas;
  • Queimaduras por eletricidade: provocadas por choques ou descargas elétricas.

 

Quer saber mais? Veja aqui a evolução do tratamento com Membracel em queimadura de 2º grau. Assista também esse vídeo sobre a Membracel para tratamento de queimaduras.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO