Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos casos de queimaduras notificados no país ocorre em ambiente doméstico, sendo que quase a metade dessas ocorrências envolve a participação de crianças. As queimaduras mais comuns em crianças são decorrentes de escaldamento (líquidos quentes, como água fervente) e, após os 6 anos de idade, passam a ser o álcool líquido. Veja abaixo algumas atitudes simples que podem evitar queimaduras, diminuindo os riscos de acidentes.

  • Cozinha: sempre direcione o cabo das panelas para a área do fogão e, durante o preparo dos alimentos, mantenha as crianças longe da cozinha.
  • Inflamáveis: nunca manipule álcool, gasolina ou qualquer líquido inflamável perto do fogo e lembre-se de sempre armazenar esses produtos fora do alcance de crianças.
  • Fósforo: para acender, mantenha o palito longe do rosto. Dessa forma, nenhuma chama poderá atingir seu cabelo ou sobrancelha.
  • Vela: antes de acender, verifique se não há produtos inflamáveis por perto, assim como botijões de gás, solventes e tecidos.
  • Fogueiras: em festas juninas, monte fogueiras pequenas ou artificiais e não acenda perto de matas, depósitos e produtos inflamáveis.

PRIMEIROS SOCORROS

Se, mesmo com precaução, a queimadura ocorrer, é importante saber como agir logo após o acidente. Tomar as atitudes corretas evita o agravamento das lesões e influencia diretamente no sucesso da recuperação.

  1. Coloque a área afetada sob água corrente, em temperatura ambiente, até a área queimada seja resfriada;
  2. Não aplique nenhum produto no local, muito menos receitas caseiras. Qualquer substância passada sobre a pele queimada vai irritá-la ainda mais;
  3. Busque um profissional de saúde para que seja avaliada a gravidade da queimadura e tomadas as providências necessárias.

TRATAMENTO

Nos casos de queimaduras de 2º grau, a Membrana Regeneradora Porosa Membracel é muito indicada por profissionais da saúde, pois protege as terminações nervosas, auxiliando na diminuição imediata da dor. Para aplicação, após a limpeza e desbridamento das bolhas (se necessário), a membrana deve ser acomodada na lesão e hidratada com soro fisiológico em jato. A Membracel ajuda a manter a umidade natural da região, contribuindo para a formação do tecido de granulação (etapa essencial para a reepitelização) e acelerando o processo de cicatrização.

COMENTE ESTA PUBLICACIÓN